Skip to content
Flores que purificam o ar
Você sabia que existem flores que purificam o ar? Conheça 6 opções Você sabia que...

Flores que purificam o ar

Você sabia que existem flores que purificam o ar? Conheça 6 opções

Você sabia que algumas plantas têm o poder de tornar o ar mais puro? São flores que purificam o ar de sua casa. Incrível, não é mesmo? Além de decorarem e deixarem os espaços mais bonitos e coloridos, elas têm mais essa função.

O fato é que vivemos em locais cada vez mais poluídos, com resíduos de todo tipo, como fumaça, poeira, gases, entre outros. Por isso, ter acesso a qualquer mecanismo que diminua os impactos desses males na nossa saúde é tudo que desejamos. 

Quer saber, então, de que forma as plantas atuam e quais delas são capazes de tornar o ar mais puro? Confira!

De que forma as plantas purificam o ar? 

Primeiramente, saiba que até os objetos que temos em casa, como móveis, estofados e produtos de limpeza, podem emitir uma série de compostos tóxicos que acabam se concentrando no ar que respiramos. Tudo piora quando também fazem parte desses poluentes as bactérias e os fungos. 

Por isso, ambientes fechados — que acumulam poluentes de todo tipo — são considerados riscos ambientais que podem comprometer a saúde, causando irritação nos olhos, dores de cabeça, náusea, entre outros.

Nesse contexto, e de acordo com estudos realizados pela NASA, as plantas atuam a nosso favor, absorvendo esses resíduos. Cada uma delas — que vamos citar a seguir — são responsáveis por remover determinados tipos de poluentes que se concentram no ar. 

Quais as plantas e flores que purificam o ar?

Confira, então, algumas das flores e plantas que agem na purificação do ar, cada qual responsável por diminuir a ação de diversos poluentes.

1. Lírio-da-paz

O lírio da paz é uma planta de fácil cultivo e que floresce no verão. O ideal é mantê-lo em um local com sombra, deixando seu solo úmido sem encharcá-lo. Os poluentes que o lírio remove são: benzeno, amônia, tricloroetileno e formaldeído.

2. Clorofito

Considerada uma planta fácil de ser cultivada em casa, o clorofito é uma excelente opção para quem não tem muita habilidade e tempo para lidar com plantas. A espécie se dá bem com raios solares e produz brotos com flores. Os poluentes atenuados por ele são: formaldeído e xileno.

3. Espada de São Jorge

Essa é uma planta doméstica popular e resistente. Além de decorar os ambientes internos, ela é também útil para tornar o ar mais puro. Fácil de ser cultivada, a espada de São Jorge requer pouca rega, já que prefere ambientes mais secos. O sol está incluído entre suas necessidades.

Os poluentes removidos por essa planta são: xileno, benzeno, formaldeído e tricloroetileno.

4. Crisântemo

É a planta que mais atua na purificação do ar. O crisântemo remove diversas substâncias, como xileno, formaldeído, benzeno e amônia. Trata-se de uma flor barata e popular, podendo ser encontrada em qualquer loja de jardinagem. 

5. Aloe Vera

É uma planta suculenta do gênero Aloe. Cultivada para uso agrícola e medicinal por ser rica em enzimas, vitaminas e aminoácidos. Conta com propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e antibacterianas. Ela remove o poluente formaldeído.

6. Samambaia de Boston

Fácil de ser cultivada, a samambaia é uma planta bem popular, que precisa de umidade, local fresco e luz indireta. A dica é observá-la diariamente para conservá-la sempre úmida. Assim, ela se mantém saudável por muito tempo. Os poluentes removidos por ela são: formaldeído e xileno.

Como observado no artigo, além de tornarem nossas casas e ambientes de trabalho mais bem decorados, as plantas e flores purificam o ar que respiramos. Mas, para isso, requerem cuidados, como aqueles relacionados ao local de exposição, a regas, à adubagem, entre outros.

Gostou deste post sobre as flores que purificam o ar? Confira, então, outro artigo interessante que fala sobre como deixar a casa mais fresca!

últimos posts

materiais ikebana