Skip to content
Girassol: características e simbologia
Girassol, o espelho do sol. Confira informações sobre as suas características, simbologia e sugestões de...

Girassol: características e simbologia

Girassol, quem não se sente atraído pela exuberância, luminosidade e vibração de um? Popularmente conhecido como a flor e o espelho do sol, a maior parte dos girassóis é em cor amarela e a parte central em marrom escuro.

Entretanto, é possível encontrar variedades em tons de marrom avermelhado, com as pétalas listradas de branco, laranja e com a área central coloridas de amarelo e verde.

flor-girassol

É originário da América do Norte. Segundo pesquisadores, começou a ser cultivado 5 mil anos atrás, aproximadamente. Sementes da espécie nativa foram levadas dos Estados Unidos para o continente europeu.

Foi cultivado na Rússia Czarista e retornou ao país de origem com os imigrantes russos. Daí, pela sua grandiosidade e colorações, conquistou a Europa e ganhou o mundo.

Quer sabe mais sobre essa espécie maravilhosa? Continue a leitura deste post. Ele traz informações sobre as suas características, simbologia e sugestões de como combiná-la com outras plantas.

Apaixone-se pela beleza da planta

O caule do girassol pode chegar aos 3 metros de altura. Suas flores possuem grandes inflorescências do tipo capítulo, ou seja, flores em um eixo que aumenta no seu extremo e constitui uma superfície achatada.

O tamanho dessas flores varia entre os 7 cm e os 30,5 cm na diagonal. Entre as muitas utilidades da planta, suas sementes são matéria-prima na fabricação de óleo comestível, biodiesel e na alimentação de passarinhos.

Também é utilizada na produção de sabonetes e lubrificantes. Além disso, a fibra do seu caule pode ser aplicada na manufatura de papel.

E por que o girassol se movimenta conforme o sol? O crescimento do caule do girassol é estimulado à ação da luz.

Logo pela manhã, o lado escuro acrescenta auxina, um hormônio que regula o crescimento vegetal, e a parte sombreada cresce mais, deixando a flor quase perpendicular ao sol. A esse comportamento dá-se o nome de heliotropismo.

Envolva-se na simbologia do girassol

Inspirados na simbologia dessa flor de rara beleza, Vinícius de Moraes e Toquinho compuseram belos versos em forma de canção: “gira, gira, gira Girassol/Redondinho como o céu/Marelinho como o sol”.

Conforme a mitologia grega, o girassol era uma ninfa, Clície, que se apaixonou por Hélio, o Deus do Sol. Ele a trocou por outra e a ninfa, desiludida, deixou de comer e beber, ingerindo apenas as suas lágrimas.

Durante o dia só olhava para o sol enquanto ele estava no céu. À noite, olhava para o chão e se derramava em prantos. Com o tempo, seus pés se transformaram em raízes e seu rosto em flor.

Da mitologia para a simbologia: o girassol é a representação da luz do sol, da energia e alegria de viver. Está associado ao sucesso, à longevidade, calor, fama e poder.

girassol

Decorar ambientes com arranjos dessa flor significa trazer vibrações positivas e muita sorte aos locais que ela enfeita. Presentear uma pessoa com um buquê em que a planta faz parte é desejar sucesso, prosperidade e coragem.

Combine o girassol com outras espécies


Usar a criatividade e o bom gosto para combinar as flores do girassol com outras plantas, como as silvestres, por exemplo, é criar efeitos elegantes e harmoniosos e acrescentar personalidade à decoração dos espaços e aos buquês.

Experimente composições com gérberas, margaridas, crisântemos, cravinas, mandibas, boca de leão, entre outras. Funciona muito bem nas mãos de uma noiva ou sobre as mesas de uma recepção, como um encantado jardim em miniatura repleto de magia da natureza.

girassol

A exuberância, a grandeza e a energia do girassol chamam a atenção de quem é apaixonado por flores e faz delas um mimo para os amigos e as pessoas que ama.

Também é ideal para quem curte decorar sua residência, local de trabalho ou outros ambientes com muita cor e ótimas vibrações.

Sabia desses detalhes sobre o girassol? Que tal compartilhar esse colorido e essa “luz” com os amigos em suas redes sociais?

últimos posts

materiais ikebana