5 dicas para ter um jardim em casa

ico admin ico 25/06/2021
jardim

Ter um jardim em casa para cultivar plantas e folhagens é uma maneira simples de ter contato com a natureza e promover o bem-estar. Afinal, mexer na terra, cuidar das plantas, vê-las crescer e decorar a casa funcionam como uma terapia. 

Com a quarentena e o isolamento social impostos pela pandemia do Coronavírus, nosso tempo de permanência em casa aumentou bastante. De uma hora para outra, a pandemia do Coronavírus exigiu mudanças na rotina. Por isso, precisamos descobrir novas habilidades ou hobbies para passar o tempo. 

É nesse contexto que entra a jardinagem. Inclusive, as buscas relacionadas às plantas, hortas e jardins aumentaram consideravelmente durante a quarentena, segundo dados do Google. 

apartamento

Reunimos algumas dicas de jardinagem para você ter mais verde em casa. E aproveitar os benefícios que esse hobby oferece. Mesmo durante a quarentena.

Porém, você mora em uma casa ou apartamento pequeno, gosta de plantas, mas acredita que tem pouco espaço ou é algo trabalhoso demais? Então, esse artigo é para você. 

Dicas para ter um jardim em casa

plantas

1. Tenha ferramentas para jardinagem

Em floriculturas ou lojas especializadas você vai encontrar os objetos necessários para começar seu jardim ou sua hortinha. Basicamente precisamos ter luvas, pás, tesoura amolada, borrifador, alicate de poda, vasos e cachepôs. 

2. Tem um espaço bem iluminado? Crie um jardim de inverno

Procure um lugar da casa onde a iluminação natural é mais presente. Uma sacada – aberta ou fechada – ou uma janela ampla é suficiente para o bem-estar das plantas. Se a casa tiver uma claraboia, por exemplo, esse será o local perfeito. Escolhas plantas de baixa estatura ou pendentes se adaptam melhor nesse tipo de espaço. 

3. Invista em um jardim vertical 

Espaços pequenos com paredes lisas são perfeitos para um belo jardim vertical. Uma dica sustentável é utilizar paletes de madeira. Eles servem como suporte para pendurar vasos ou floreiras. Neles, plante ervas, temperos ou até flores. Visualmente ficará lindo. 

4. Escolha as espécies corretas para seu jardim em casa

iluminação

Algumas plantas só se adaptam em áreas externas, enquanto outros são fáceis de cuidar e crescem bonitas e fortes, mesmo dentro de casa. Confira uma lista com 8 plantas super fáceis de cuidar

5. Plantas e pets: é possível?

Em geral, plantas e animais de estimação têm uma boa relação e convivem harmoniosamente. Porém, algumas espécies podem ser tóxicas e é melhor evitá-las. Para seu pet não correr riscos de intoxicação, confira as plantas perigosas para animais

Gostou das nossas dicas? O importante é aproveitar o tempo para fazer coisas prazerosas e que proporcionem bem-estar.

Ana Bittencourt (MTb 14.265)

Os comentários estão fechados.