Quer ter um jardim florido o ano inteiro? Saiba quais flores são ideais

ico admin ico 16/01/2020
jardim florido o ano inteiro

Uma área externa com plantas é parte importante da casa, já que funciona como terapia contra o estresse e deixa o quintal mais bonito. Mas como ter um jardim florido o ano inteiro?

Veja, a seguir, algumas flores que você pode usar e os cuidados para manter as espécies bonitas durante todas as estações!

Jardim florido na decoração de sua casa

O jardim compõe a parte externa e também integra a decoração do seu lar. Por isso, não é muito bonito deixá-lo com flores murchas, excesso de mato ou plantas secas. Confira alguns cuidados necessários para conservar esse importante lugar da casa.

Manutenção

Você pode ter um jardim mesmo dentro de um apartamento. Independentemente de onde ele esteja, é preciso investir na manutenção constante. Você precisa adubar a terra, regar as plantas e tirar qualquer matinho que aparecer para que as flores não sejam sufocadas. Além disso, é importante podar algumas plantas para que cresçam mais bonitas.

Controle de Pragas

Toda planta pode ter uma praga algum dia. Pulgões, por exemplo, são tão pequenos que, quando reparamos, a planta está tomada por eles. Formigas também podem aparecer, por isso, é essencial sempre estar olhando para identificá-las e combatê-las.

Escolha as flores certas

Para ter um jardim florido o ano inteiro, também é preciso escolher as plantas com cuidado. Hortênsias, por exemplo, têm temporadas de florada no frio e podem ficar secas durante os meses de verão. Por isso, pesquise bem.

Espécies para ter um jardim florido o ano inteiro

Begônia Cerosa

A begônia floresce o ano inteiro, mas precisa de um pouco de sombra. Por isso, plante-a em um local onde não ficará por muito tempo exposta ao sol. Suas flores são cheias e podem ser vermelhas, rosa-claro, salmão e branco, o que deixa o jardim bem variado.

Maria-sem-vergonha

Essa espécie tropical é fácil de ser cultivada e precisa apenas de um solo bem adubado e de água frequente — mas não a ponto de afogá-la. Suas folhas verde-escuro são cheias e suas tonalidades bem variadas, como rosa com branco ou cores puras (rosa, vermelho ou branco).

Lavanda

Essa planta tem um perfume característico e uma forma diferenciada, lembrando o trigo. Sua tonalidade roxa fica muito bem em vasos e jardins. Ela também é famosa por seu uso em buquês de casamento.

Girassol

O girassol é outra planta que, quando bem cuidada, permanece bonita o ano inteiro. Ela prefere o verão, mas aguenta temperaturas entre 18°C e 30°C. Tem uma forma única e conta com variações de tamanhos: desde mini até vários metros, dependendo da espécie. Seu significado é alegria e energia, por isso, é uma planta linda para ter no jardim de casa.

Itens a considerar na escolha das flores

Existem aspectos que são relevantes para escolher as espécies certas para o seu jardim. Veja abaixo alguns deles.

Espaço

Você tem um quintal ou vai montar o jardim dentro do apartamento? Isso faz toda a diferença, afinal, as plantas precisam de espaço, principalmente se forem várias mudas ou espécies.

Se você optar por vasos ou jardins suspensos, pode trabalhar com plantas menores ou rasteiras. Por outro lado, se quer ter um girassol de três metros, precisará mesmo de um quintal amplo.

Luz

Algumas plantas demandam mais sol, outras precisam de sombra e sol de forma equilibrada. Há, ainda, aquelas que ficam apenas na sombra. Saber o que cada uma necessita estabelecerá a posição delas em seu canteiro, jardim ou vaso. 

Temperatura

Onde você mora é ameno ou muito quente? Em temperaturas altas, algumas plantas tendem a precisar de rega constante para não morrer. Outras só vivem em clima mais fresco. Portanto, conheça as características de cada uma para não plantar nada à toa.

Ter um jardim florido o ano inteiro pode ser maravilhoso e deixar sua casa linda. Entretanto, é preciso ter cuidado. Nem todas as espécies, mesmo as que duram vários meses, se adaptam às mesmas condições. É preciso se informar sobre cada uma e fazer a escolha certa.

Por falar em manutenção de jardim, você sabia que pode fazer isso com adubos caseiros? Confira quais opções usar para deixar suas flores sempre bonitas.

Deixe um comentário