4 dicas para acertar na lapela dos noivos

ico admin ico 20/01/2018

O hábito de usar flores na lapela dos noivos teve início no século XIX, durante o noivado do príncipe Albert e da rainha Vitoria. Ela havia presenteado seu amado com um pequeno ramo de flores feito com suas preferidas, então ele colocou o presente na lapela de seu paletó para lembrar da rainha todas as vezes que sentisse o aroma das flores.

Desde então, tornou-se uma refinada tradição para os dias de casamento, porque simboliza todo o romantismo da ocasião. Além disso, esse detalhe agrega estilo e valoriza a produção masculina — seja qual for o estilo da celebração. Para que você não erre na escolha da lapela dos noivos, listamos 4 dicas incríveis neste post. Acompanhe!

1. Coloque as flores sempre na lapela esquerda

Seja terno, fraque ou meio fraque: o lado correto é o esquerdo. Vale lembrar que lapela não é o bolso, é a parte do paletó dobrada para fora. Normalmente o traje apresenta um orifício na altura ideal para a colocação das flores. No entanto, não as coloque no furo com os cabos para dentro, pois ele apenas indica a posição correta e facilita a fixação do ramalhete. Para prender as flores, utilize um pequeno alfinete (que não deve ficar aparente).

2. Não utilize lenço no bolso

Ao optar pelas flores na lapela, dispense o lenço no bolso do paletó. Quando ambos são utilizados juntos, há excesso de informação, deixando o visual deselegante. O lenço deixa o traje mais sóbrio e neutro; já as flores dão um toque de leveza, alegria e romantismo ao momento. Ou seja, compõem um detalhe que faz toda a diferença na ocasião — sendo também uma maneira discreta, elegante e chique de se destacar.

3. Escolha flores resistentes e pequenas

As flores da lapela dos noivos precisam ser resistentes para garantir que se mantenham bonitas e intactas até o final da celebração — mesmo após tantos cumprimentos e abraços ao noivo. Flores amassadas, murchas e quebradas dão um aspecto de desalinho, descuido e relaxo. Dessa forma, opte pelas mais leves, firmes e que resistam bastante tempo fora da água, como cravo, mini callas, mini rosas, mini orquídeas e até mesmo as suculentas.

Também é importante atentar-se para o tamanho das flores escolhidas. As grandes e volumosas ficam desproporcionais e pesadas no traje. Sendo assim, dê preferência às menores e delicadas. No entanto, é preciso tomar cuidado com a quantidade: um ramalhete com muitas flores tem o mesmo efeito das flores grandes, e acabam comprometendo toda a elegância que a ocasião pede.

4. Use flores diferentes

Assim como a noiva, o noivo também é o centro das atenções da festa de casamento. Por esse motivo, suas flores na lapela devem ser diferentes das escolhidas para os pais e padrinhos. Além disso, é uma forma de se diferenciar discreta e elegantemente dos demais convidados. Não há necessidade de serem iguais às do buquê ou dos arranjos que compõem a decoração. Cada espécie de flor possui uma imensa diversidade de cores. Escolha uma tonalidade que não destoe da paleta de cores escolhida para a cerimônia.

A escolha das flores da lapela dos noivos é um detalhe que reforça ainda mais o romantismo do momento. Para acertar na escolha, basta usar sempre no lado esquerdo e optar pelas flores resistentes e pequenas. Dessa maneira é possível ter um traje sofisticado e com muito estilo.

Gostou das nossas dicas para escolher as flores para a lapela dos noivos? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias e opiniões no espaço abaixo!

Deixe um comentário