Lírios – Cuidados, significados e tipos

ico admin ico 25/11/2011

 

Lírios, simples e elegantes. Os lírios estão entre as flores mais conhecidas do planeta, atrás apenas das rosas. Pertencentes à família Liliaceae, têm uma beleza e um perfume inebriante que fazem com que elas sejam apreciadas por floristas, jardineiros e qualquer pessoa apaixonada por belas plantas.

Por não gostarem da incidência direta do sol, são perfeitas para o interior da casa e, quando colocadas em vasos e arranjos, são capazes de trazer frescor a qualquer ambiente e mais vida à decoração.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre os lírios e sobre os cuidados necessários para que eles floresçam em sua casa? Então, continue a leitura deste post!

 

Quais são os tipos de lírios?

Apesar de estarem presentes no mundo todo, os lírios são nativos da Europa, da Ásia e da América do Norte. No entanto, as espécies existentes hoje em dia são híbridas, pois são procedentes de diversos cruzamentos que deram origem a muitas variedades e cores.

Os tipos mais famosos de lírios são os orientais, que têm perfume mais acentuado e flores maiores, e os asiáticos, que têm flores menores, quase nenhum cheiro, mas apresentam cores vibrantes. Já os lírios longuiflorum, têm coloração creme e branca e grandes flores.

 

Qual é o significado dos lírios?

 

A fama do lírio é muito antiga: na época de Jesus Cristo, ele mesmo discursou sobre os lírios do campo no Sermão da Montanha. Mas, muito antes disso, os lírios já eram oferecidos aos deuses no Egito e na Grécia Antiga, onde também eram utilizados como uma planta medicinal antisséptica e cicatrizante.

Além disso, a brancura do lírio representa o amor e a pureza, tanto do corpo quanto da alma. Para a Igreja Católica, a flor simboliza a Virgem Maria. Por isso, muitas noivas escolhem essas flores para compor seus buquês de casamento.

Agora que você já conhece os tipos de lírio e os seus significados, chegou a hora de descobrir como cultivar o seu lírio e mantê-lo bonito por mais tempo. Confira todas as nossas dicas!

 

Como cuidar dos lírios?

Escolha um bom local

Procure um local bem iluminado e arejado, mas evite o excesso de sol em suas horas mais quentes. Observe se o lugar do plantio — ou do vaso — garante que a flor receba sol em pelo menos metade do dia, e escolha, preferencialmente, locais de meia sombra.

Se você tem animais de estimação em casa, deixe os lírios em um local fora do alcance dos pets. Essa planta é altamente tóxica e sua ingestão pode causar problemas de saúde.

Regue com frequência

O cultivo do lírio é relativamente fácil, e bastam alguns cuidados de manutenção. O ideal é nunca deixar o substrato secar completamente. Assim, molhe a terra sempre que houver necessidade, para deixá-la úmida, mas não deixe que o líquido se acumule no prato.

É recomendado regar a planta de duas a três vezes por semana, em épocas secas, e apenas uma vez por semana em épocas de maior umidade.

Se o lírio for plantado diretamente no solo, escolha o local de seu jardim que costuma secar mais rápido depois da chuva, pois o bulbo apodrece com facilidade se o solo estiver constantemente úmido.

Adube os lírios corretamente

Prepare o solo com areia grossa e o enriqueça com nutrientes, adicionando adubo orgânico. Aqui, o ideal é que o solo tenha alto nível de fertilizante para garantir melhores resultados. Com esses cuidados, suas plantas vão crescer sadias e exuberantes!

E aí, gostou de saber mais sobre os lírios e como cuidar dessa planta tão bela e cheia de significados? Gostaria de conferir outras curiosidades sobre flores e plantas? Então, aproveite para seguir a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas novidades!

Deixe um comentário