Mitos e verdades sobre flores e seus cuidados

ico admin ico 29/06/2018

 

Há muitos mitos e verdades sobre flores sendo divulgados por aí. A maioria deles é passado de geração em geração, sem qualquer embasamento científico.

Alguns acreditam que conversar com as plantas ajuda no florescimento; já outros dizem que trocar a planta de lugar é importante para auxiliá-la a crescer. Mas, afinal, você sabe quais informações estão corretas quando se trata de cuidados com espécies vegetais?

Neste artigo, falaremos sobre alguns mitos e verdades a respeito das flores, para que você possa aprender mais sobre suas plantas. Confira!

Mitos sobre as flores

Há muitos mitos a respeito dos cuidados com as flores. Conheça agora alguns dos mais comuns.

Conversar com as plantas ajuda no florescimento

Apesar de a nossa respiração produzir alguma quantidade de gás carbônico (um dos itens mais importantes para a alimentação das plantas), ele não é produzido em quantidade suficiente para ser relevante para o florescimento.

Da mesma forma, não está cientificamente comprovado que palavras de incentivo auxiliam no aroma ou no desenvolvimento dos vegetais.

Plantas choram

Espécies vegetais não são capazes de produzir lágrimas. Quando cortadas, o que escorre é a seiva, líquido equivalente ao sangue das espécies animais, cujo papel é a alimentação das células da planta.

A Lua influencia no crescimento

Cientificamente, não existe comprovação a respeito da influência lunar no crescimento das plantas, apesar de alguns acreditarem que semear espécies vegetais na fase cheia da Lua fará com que frutos e flores cresçam mais rápido.

Plantas sentem dor

As plantas não possuem sistema nervoso central, de modo que não conseguem perceber diversas sensações a ele relacionadas, sendo a dor uma delas.

Assim, podar as plantas não causará qualquer sofrimento a elas, muito pelo contrário, já que é uma prática recomendada para mantê-las saudáveis e belas.

Verdades sobre as flores

Há também aquelas verdades que parecem mito. Conheça algumas delas:

 

O lírio era considerado mágico

 

O lírio é, há tempos, considerado um símbolo de pureza, de modo que era visto antigamente como uma “flor mágica”.

Essa flor foi durante muito tempo utilizada para proteção contra bruxarias, feitiços e más vibrações.

 

 

As rosas estão entre as flores mais antigas

Considerada a rainha das flores, a rosa é sim uma das flores mais antigas de que se tem notícia.

A literatura indica que as rosas já eram cultivadas em jardins gregos, romanos e babilônicos e que algumas espécies se perderam após a queda do Império Romano.

 

 

Trocar a planta de lugar faz diferença

O local onde a planta está posicionada é muito relevante para seu crescimento, de modo que mudá-la de um lugar onde suas folhas e flores não estão se desenvolvendo para outro onde as condições sejam mais próximas às do seu habitat faz, sim, toda a diferença.

 

As orquídeas não podem ser regadas sob o Sol

As orquídeas possuem flores muito sensíveis e o sol muito quente pode queimá-las. Dessa forma, evite deixá-las expostas à radiação solar intensa.

Além disso, o choque térmico entre a água fria e o sol quente pode lesionar a flor. O ideal é regá-las no começo da manhã ou no final da tarde, que é quando o sol está ameno e será inofensivo para a planta.

 

 

Lembre-se de pesquisar especificamente a respeito da planta que está cultivando na sua casa; assim, você poderá dar a ela cuidados especiais e direcionados. Dessa maneira, suas flores crescerão sempre belas e saudáveis para que você possa colher os benefícios.

Gostou de saber esses mitos e verdades sobre flores? Aproveite e assine a nossa newsletter para não perder mais nenhum artigo como este!

 

Deixe um comentário