Veja como montar lindos arranjos de flores

ico admin ico 19/12/2017

 

Vegetação é sempre uma excelente forma de presentear ou decorar um ambiente, seja em casa, num salão de festas ou em ocasiões especiais. Pode parecer difícil, mas acredite: você mesmo pode rapidamente aprender a montar arranjos de flores perfeitos!

Com plantas naturais ou artificiais, é importante saber quais espécies escolher, considerando o recipiente que receberá o arranjo, as cores, os móveis e a proposta de decoração.

Pronto para se aventurar no mundo da floricultura? Acompanhe nossas dicas e invista nessa tendência de decoração incrível!

Capriche na escolha do vaso

Para ter certeza de que seu arranjo vai combinar perfeitamente com a decoração, certifique-se de escolher o recipiente certo. Os vasos mais usuais para interiores são os de vidro ou de cerâmica. Verifique também as formas e cores que melhor combinam com a atmosfera que você deseja imprimir ao ambiente.

Em arranjos provisórios para festas, a gama de recipientes se amplia e vai de acordo com a temática do evento: vasos altos, com cristais, espelhados ou metálicos, latas, garrafas de vinho, bandejas, os de cimento que estão muito em alta — e você mesmo pode fazer. Solte sua criatividade!

Caso seja necessário, adapte o recipiente com furinhos ou suavize bordas para evitar acidentes.

Combine as flores ao seu estilo

Para as decorações mais clássicas, são recomendáveis os arranjos com rosas, narcisos, lírios, hortênsias, crisântemos ou dálias. Essas espécies são delicadas, românticas e trazem um visual sofisticado.

Se o estilo for mais modernista ou contemporâneo, prefira copos-de-leite, costelas-de-adão, cactos, orquídeas, bromélias ou murtas (buchinhos). As famosas suculentas são excelentes também, pois quase não exigem manutenção e estão na moda. São todas plantas de formas mais simples e que ficam lindas sem exigir uma composição muito trabalhosa.

E tudo bem se preferir plantas artificiais! Se você não tiver como cuidar das verdadeiras, elas são sua melhor escolha. Procure usar aquelas cujo acabamento das pétalas e folhas se assemelhe às cores e texturas das plantas verdadeiras e misture-as com elementos naturais — assim, seu arranjo ficará muito mais real e bonito!

Prepare as plantas antes da montagem

Elimine os espinhos, caso existam, e faça um corte diagonal nas hastes — isso garante que as plantas absorvam melhor a água, o que ajuda a prolongar suas vidas. Caso queira um arranjo mais estável, use um arame verde de jardinagem para manter as plantas juntas.

Para dar melhor suporte para as plantas, prepare o recipiente com terra, cascas de árvore, grama e ramos secos ou esponja para jardinagem.

Componha com variedade

Os arranjos ficam sempre mais bonitos conforme as plantas são misturadas. Procure variar nos tamanhos, nas alturas e cores para não deixar espaços vazios. Busque contrastes: se o seu ambiente é muito neutro, invista nas cores fortes; se é colorido, faça arranjos mais simples com flores brancas ou em tons pastéis.

Se o seu foco for em cores únicas, aposte em folhas, galhos e flores chuva-de-prata para dar volume. Se preferir, pode compor com diferentes cores de uma mesma flor principal ou misturar várias espécies com cores próximas — que tal girassóis, lírios amarelos e tulipas alaranjadas num só arranjo?

Faça sempre a manutenção do arranjo

Para os arranjos naturais que ficam em ambientes internos, é necessário fornecer às plantas a quantidade certa de nutrientes, luz solar e água que necessitam por dia, para se manterem saudáveis e coloridas.

As floriculturas podem ajudar na escolha de espécies bem adaptadas à sua região e a tirar dúvidas sobre as particularidades de cada plantinha.

Atenção: as plantas artificiais também necessitam de manutenção! Para manter a composição sempre bonita, limpe as flores e folhas com um pano (úmido ou seco). É recomendada a troca das plantas artificiais a cada dois anos, pois podem ocorrer pequenos defeitos devido às ações do ambiente.

A Ikebana Flores está presente no mercado de Belo Horizonte há 25 anos e tem os melhores produtos em floricultura: vasos, cestas de café da manhã, de vinho com chocolate, buquês, decoração de eventos e coroas de flores.

Agora que você já sabe tudo sobre como montar arranjos de flores, entre em contato com nosso atendimento telefônico 24h ou por meio da nossa loja online para adquirir nossos produtos!

Deixe um comentário