O que é um bonsai e qual o significado de receber um de presente?

ico admin ico 09/10/2017

 

o-que-e-um-bonsai-e-qual-o-significado-de-receber-um-de-presente.jpeg

 

 

Flores e plantas são algumas das tantas belezas da natureza à nossa disposição. Afinal, todos adoram um belo jardim, um parque, um jardim botânico, uma floricultura e um lindo arranjo enfeitando a nossa casa ou escritório.

Entre tantos tipos, num festival de cores, texturas e significados, o bonsai chama a atenção e é objeto de desejo de muitos. Ele encanta pela delicadeza e arte. Contudo, você sabe o que é um bonsai?

O objetivo deste post é explicar o que é um bonsai, contar um pouco da sua história, apresentar as características desse tipo de planta, os tamanhos  e qual o significado de receber ou presentear alguém com ele. Boa leitura!

Aprenda o que é um bonsai

Bonsai é uma palavra do idioma japonês, e sua tradução quer dizer “árvore em bandeja”. Em outras palavras, é um arbusto ou uma árvore em tamanho reduzido que foi plantado (a) em um recipiente com pouca profundidade.

Ele é produzido a partir de um corte, mudas ou pequenas árvores que tenham potencial para se desenvolverem. Seu cultivo, para que permaneça pequeno, é feito em um processo de confinamento em um vaso com coroa e com a poda de sua raiz.

É uma árvore resistente e que pode durar anos. Entretanto, exige paciência, amor, técnica e dedicação.

A história dessa arte milenar

De acordo com pesquisadores, é possível que o bonsai tenha se originado da China, em período anterior ao século VIII. Nessa época, o interesse pelas plantas em miniatura também chegou ao Japão.

Nesse país, entretanto, somente ao término do século XVI é que se dá início à técnica de trabalhar a forma das árvores, mas é no século XVIII que ele obteve as suas características atuais.

O bonsai pode possuir tamanhos diferentes:

  • o mame, com medida inferior a 15 cm;
  • o pequeno, medindo entre 15 e 30 cm;
  • o médio, de 30 a 60 cm;
  • o grande, com altura superior a 60 cm.

As formas e estilos de um bonsai

Cada árvore, na natureza, tem sua forma. O bonsai copia e reproduz essas formas naturais, obedecendo a diversos estilos. Confira.

Chokan

Estilo ereto formal. A árvore tem um tronco retilíneo e seu tronco vai afinando gradualmente desde a base da planta até o topo. Além disso, a sua ramagem é harmoniosa e equilibrada.

Moyogi

Este é o bonsai de estilo ereto informal. Ao contrário do chokan, o tronco da árvore é tortuoso. À medida que se desenvolve para a coroa, vai inclinando mais em uma direção. Ao ser admirada, a planta nos sugere um movimento com muita graça e leveza.

Shakan

O shakan é inclinado. O tronco pode ser linear ou com uma ligeira sinuosidade e com uma inclinação predominando para um determinado sentido.

Kengai

Sugere uma cascata. O bonsai ultrapassa a lateral do vaso e se curva para baixo, para a base do recipiente.

Han-kengai

Muito parecido com o kengai. A diferença está no fato de que a planta não vai em direção à base do vaso.

Fukinagashi

É um bonsai com a ramada e o tronco inclinados, como se por obra do vento. Por isso, ele é conhecido como estilo “varrido pelo vento”.

O significado por trás do bonsai de presente

Verdadeira obra de arte, o bonsai expressa vários significados para quem o dá de presente ou recebe. Ele quer dizer respeito e a previsão de prosperidade. Ademais, simboliza a paz, a harmonia, o equilíbrio, a paciência, a felicidade e a honra.

Agora que você sabe o que é um bonsai, certamente vai incluí-lo na sua lista de opções para presente ou para enfeitar o seu espaço. E se você tem pouco tempo, uma sugestão é adquirir essa maravilha por meio da internet, de uma floricultura tradicional e reconhecida no mercado.

Gostou do tema deste post? Para obter mais informações sobre este e outros assuntos relacionados ao bonsai, flores e plantas, é só curtir a nossa página no Facebook.

Deixe um comentário