Skip to content
O que é um Bonsai e que Cuidados Necessita ?
Se traduzirmos literalmente do japonês, a palavra Bonsai significa “árvore que cresce numa bandeja”, mas...

O que é um Bonsai e que Cuidados Necessita ?

Se traduzirmos literalmente do japonês, a palavra Bonsai significa “árvore que cresce numa bandeja”, mas uma árvore não cresce por si só num vaso pequeno.

Os diversos cuidados que recebe; a rega, a adubagem frequente, as transplantações e a poda, entre outros permitem que o Bonsai “exprima na sua totalidade a grandiosidade das árvores que vivem na natureza”.

 

De que cuidado necessita?

 
1-     – Colocá-lo de uma maneira correta;
2-    –  Regá-lo só quando necessitar;
3-    –  Adubá-lo com moderação;
4-   –   Podá-lo, pinçá-lo ou alambrá-lo para lhe dar a forma;
5-   –   Mudar-lhe a terra quando for preciso.
 
Onde se deve pôr o Bonsai?
O Bonsai precisa viver onde possa receber o sol e o ar, onde possam receber com alegria chuva e principalmente aonde chegue bem à umidade da noite.
Ex: Um terraço, uma varanda, um jardim ou simplesmente uma janela, será o lugar mais apropriado para colocar o nosso Bonsai.
A adaptação de um bonsai ao interior de uma casa depende do fato do lugar reunir estas condições de luz e umidade:
 
LUZ:  O lugar ideal para por um Bonsai ao interior de uma casa é sempre muito perto de uma janela grande e bem iluminada (sem cortinas). A distância máxima da janela deve ser de um metro e meio aproximadamente.


 

UMIDADE: O ambiente da casa é geralmente seco demais para o bom desenvolvimento das árvores. O melhor lugar para ter o bonsai é dentro de casa, deve ser uma sala fresca e deve-se colocar o Bonsai longe dos caloríficos, lareiras ou eletrodomésticas que emitam calor, como aparelho de televisão.
 
Como se rega o Bonsai?
É preciso regar o Bonsai para ele se manter firme e saudável. As plantas que vivem no campo chegam com as raízes até à água armazenada nas profundidades do solo. As plantas que vivem num vaso só encontram a água que há no vaso. Por isso, todas as plantas que vivem em vaso, assim como o Bonsai, precisam ser regadas com maior ou menor frequência.
Deve regar só quando faltar água. Se regarmos continuamente um bonsai, pode chegar a afogar-se, é como se nos obrigássemos a beber quando não temos sede. Quando a superfície da terra do vaso começar a secar, é o sinal para voltar a regar, uma maneira eficiente de verificar é tocar a terra com a superfície do dedo para verificar se esta seca ou úmida. E a melhor água para se regar é a da chuva ou a de uma fonte, com pouco cal e poucos sais.

 
Como se aduba o Bonsai?
As plantas alimentam-se dos sais nutritivos que extraem do solo. Como o bonsai vive em vasos pequenos, podem chegar a consumir todos nutrientes que há na terra. Deve-se adubar a planta sem sobressaltos:
Recomenda-se adubar em pequenas quantidades mas com frequência do que fazê-lo em excesso.
 
Como dar forma ao Bonsai ?
Com a poda, eliminamos os ramos defeituosos (os que cruzam) ou os desnecessários(os que saem na zona não desejada do tronco).
A melhor época para podar é geralmente no fim do inverno, quando as árvores estão em repouso e não sai tanta seiva pelas feridas da poda. Para podar devemos utilizar ferramentas adequadas de corte côncavo que fazem cortes limpos e de fácil cicatrização. Quando as feridas da poda são grandes, é conveniente cobri-las com pasta de selagem para garantir a sua perfeita cicatrização.
 
Para conhecer outros tipos de bonsai, entre em nosso site e dê uma olhada: http://www.ikebanaflores.com.br/bonsai.html .
 
 

últimos posts

materiais ikebana