Orquídeas brasileiras: selecionamos as mais bonitas e populares

ico admin ico 18/08/2018

Flores são sempre uma ótima opção de presente que agrada e emociona quem as recebe. A variedade é grande e costuma ser difícil escolher. Uma sugestão para facilitar a sua decisão são as orquídeas brasileiras.

São plantas com flores bonitas, verdadeiras obras de arte da natureza que dão um toque especial às celebrações de amizade, às declarações de afeto e amor e à decoração do lar.

Continue a leitura deste post para conferir algumas das espécies brasileiras mais conhecidas e se deixar levar por essas maravilhas.

 

Saiba como a orquídea traz bem-estar e beleza

 

Para muitos, a orquídea é a flor mais charmosa e bonita, superando até mesmo a rainha rosa, que também é muito querida e apreciada. Dos mais diversos tamanhos, calcula-se que existam cerca de 25 mil espécies pelo mundo (exceto na Antártica). No Brasil, aproximadamente 2.600 tipos diferentes já foram catalogados.

Sua presença nos ambientes dá outro sentido aos espaços, destacando, inclusive, áreas que estavam “esquecidas”. Pelo tipo, cor, tamanho, estilo e charme, a orquídea agrega beleza, exuberância e delicadeza.

Sozinha ou combinada com outras flores, dá vida ao local e propicia um clima de bem-estar e aconchego — um verdadeiro convite à contemplação e ao relaxamento.

 

Conheça 5 das orquídeas brasileiras mais conhecidas

Dentre todas as espécies catalogadas, algumas são mais conhecidas e mais facilmente encontradas em floriculturas tradicionais, que são referências na comercialização desse tipo de flor. Listamos 5 entre as mais conhecidas. Confira:

 

1. Cattleyas

As cattleyas são as mais comercializadas no Brasil. Vivem e florescem em troncos de árvore, mas podem ser colocadas em vasos com tiras de madeira. Para os amantes colecionadores, a cattleya walkeriana é a mais perfeita das flores, por seu equilíbrio de formas,

Outra cattleya famosa é a Labiataé. Ela é denominada Rainha do Sertão (ou Rainha do Nordeste). A sua floração ocorre no término do verão e suas pétalas exalam um perfume intenso e marcante. Como é muito utilizada nos ambientes urbanos, pessoas inescrupulosas têm retirado muitos exemplares da natureza. Isso coloca a espécie em risco de extinção.

 

2. Miltonia Moreliana Alba

A Miltonia é uma espécie de orquídea que tem uma característica interessante: ao contrário das outras, sua florada mantém-se bonita por mais de trinta dias. Ela chega a 30 cm de altura e gosta de umidade e luz indireta.

 

3. Maxillaria Schunkeana

Essa espécie é chamada de Orquídea Negra, por causa da coloração de suas pétalas. É uma flor predominante no estado do Espírito Santo e cresce e floresce em áreas onde a temperatura não seja abaixo de 10 ºC.

Além disso, não se dá bem com a luz direta, preferindo locais sombreados. A floração acontece muitas vezes durante o ano e dura em torno de 5 dias.

Sua altura média é de 20 cm e suas pequenas flores não atingem mais do que 2 cm. Porém, a floração chega a durar 20 dias e, o melhor, em diferentes épocas do ano.

 

4. Acianthera Saurocephala

É uma planta robusta e sua floração é longa. As flores variam entre amarelo, laranja, verde e quase pretas com uma cobertura de delicados pelos brancos. Cada haste pode conter cerca de 20 flores. A floração é sempre ao final do inverno.

 

5. Oncidium varicosum

A oncidium varicosum é popularmente conhecida como a orquídea Chuva de Ouro, mas também é chamada de dama dançante ou de dançarina. Sua floração é deslumbrante e realmente sugere uma “chuva de ouro”. Ela se adapta melhor se protegida do sol e dos ventos.

As orquídeas brasileiras possuem exemplares que estão entre as mais belas espécies do planeta. Elegantes, sensíveis, delicadas, cheias de estilo, fragrância, cores e desenhos, elas refletem o bom gosto de quem as escolhe como mimo para as pessoas que ama.

 

Gostou do nosso post? Conhecia as espécies que listamos? Confira também nossa loja virtual e presenteie alguém com uma orquídea!

 

Deixe um comentário