Passo a passo para montar o seu próprio Bonsai

ico admin ico 08/10/2012

Conhecido mundialmente por sua delicadeza e beleza, o Bonsai atrai colecionadores e admiradores de plantas, que podem tanto comprar um bonsai pronto e depois manter seus cuidados, quanto montar a sua própria planta.

Para os que preferem a segunda opção, elaboramos um passo a passo para montar um bonsai. Confira!

Foto: Flickr

1º: Material
Adquira uma muda de ulmos para Bonsai, uma bandeja própria (com no mínimo um furo), fio de alumínio revestido de cobre, hashi ou um pedaço de ferro para desembaraçar as raízes da planta, espátula, uma tesoura grande e outra pequena de poda, alicate e tela plástica. Faça uma mistura de 70% de terra comum a 30% de pedrisco ou areia grossa.;

2º: Preparo da Planta
Retire a muda do saco plástico que a envolve, com cuidado. Em seguida, penteie as raízes de dentro para fora, a fim de desembaraçá-las e retirar de 30% a 70% de seu volume. Mas, tome cuidado, este processo no verão pode ser fatal para a planta. Por isso, o ideal é montar bonsais apenas durante o inverno;

Com a tesoura pequena, corte as raízes grossas da planta. É este o processo que impedirá o controle do crescimento da planta e, por isso, deve ser realizado com bastante cautela;

Em seguida, pegue o fio de alumínio e meça dois galhos os quais pretende interferir. Corte o fio de forma que fique maior do que os galhos escolhidos e após isso localize-o em um ponto fixo no tronco do vegetal, enrolando-os nestes mesmos galhos. Retire o excesso do fio. A partir desta etapa, é possível modelar o Bonsai de acordo com sua preferência.

3º: Preparo da Bandeja
Utilize o restante do fio e passe nos furos da bandeja, encaixando os pedaços de tela nos mesmos. Feito isto, despeje um pouco de terra na e, cuidadosamente, acomode a planta, para então adicionar mais terra no recipiente.

Após isso, pegue o hashi e complete as raízes da planta com terra. Logo após, torça o arame em cima e embaixo para que a planta se fixe no vaso e não se mexa, cortando o fio ao fim do procedimento.

Enterre o restante do frio na terra, completando o espaço restante na bandeja com mais terra, alisando-a bem.

Para finalizar, faça a primeira rega por imersão em um balde, bacia ou banheira de sua preferência, deixando escorrer a água.

Agora, seu Bonsai está pronto e deve ficar de repouso durante o período de 30 a 45 dias na sombra.

Deixe um comentário