O que consigo fazer com pétalas de rosas?

ico admin ico 16/05/2018

As pétalas de rosas deixaram de ser um item de desejo na ornamentação de casamentos e atualmente vêm sendo usadas como detalhes na decoração de casas, apartamentos e escritórios. Sendo uma das flores mais populares, a rosa coleciona simbologias e significados ao redor do mundo. No geral, ela representa o amor e a união.

Com aroma suave, suas pétalas perfumam o ambiente e criam uma atmosfera agradável e muito acolhedora. Mas sabia que elas também comportam inúmeras propriedades fundamentais para a saúde do nosso corpo e mente? Neste post, vamos apresentar formas de utilizá-las tanto na decoração como em tratamentos medicinais. Confira!

Faça um potpourri

Sabe aquelas rosas secas que você quer jogar fora por não ver serventia nelas? Reutilize-as para perfumar sua sala de estar, home office ou qualquer outro cômodo da casa usando a técnica de potpourri.

Essa técnica tem a finalidade de aromatizar o ambiente ao misturar várias pétalas de rosas diferentes, pedras polidas e outras especiarias em uma jarra ou vaso pequeno de vidro. Uma dica é pingar algumas gotas de óleo essencial de rosas periodicamente para reforçar a fragrância.

Estimule o romantismo

Rosas são conhecidas por seus atributos afrodisíacos. Se você é do tipo que aprecia o romantismo, vai gostar da nossa dica: utilize as pétalas para acrescentar uma atmosfera mais romântica em um jantar a dois, depositando-as em toda a mesa. E, claro, complemente com peças elegantes para deixar a ocasião ainda mais especial.

Prepare chá de pétalas de rosas

As rosas são ótimas opções para a medicina alternativa. Independentemente da cor escolhida, suas características são semelhantes. Por serem antioxidantes, tomar esse chá regularmente pode contribuir para uma pele saudável e combater os radicais livres. Ele ainda traz benefícios para o bom funcionamento do nosso organismo de maneira geral:

  • fonte de vitamina C, ótimo para o sistema imunológico e absorção de ferro;
  • regula a retenção de líquidos por ativar mecanismos diuréticos;
  • excelente tônico antisséptico ocular contra infecções bacterianas;
  • previne cólicas menstruais e o estresse relacionado a elas;
  • estimula a aceleração do metabolismo e favorece a perda de peso.

Na preparação de chás, seja para beber ou fazer compressas, as pétalas devem ser frescas e bem lavadas. Dessa forma, as suas propriedades serão muito melhor aproveitadas. Também é essencial conhecer a procedência da rosa comprada, pois alguns locais realizam tratamentos com grande quantidade de produtos químicos e fertilizantes, que podem ser prejudiciais à sua saúde.

Utilize na umectação capilar

Além de apresentar grandes qualidades medicinais, a pétala de rosa é uma alternativa na prática de umectação capilar — tratamento usado para nutrir e recuperar fios danificados, recomendado para cabelos secos.

O processo é simples: misture no liquidificador cinco pétalas e três colheres de sopa de óleo de coco. Aplique e deixe agir no cabelo sujo por cerca de cinco horas. Com tantas qualidades medicinais, seu cabelo vai agradecer.

Agora que você conhece as propriedades das rosas, fica fácil compreender o motivo de elas estarem entre as queridinhas na decoração, manipulação de cosméticos e procedimentos medicinais alternativos, não é mesmo? Aproveite todas essas vantagens!

Gostou de saber o que dá para fazer com as pétalas de rosas? Então siga nossas redes sociais e acompanhe as nossas atualizações diárias. Estamos no Facebook e no Instagram!

Deixe um comentário