Skip to content
Plantas e animais de estimação em harmonia
Para manter um jardim quando se tem animais de estimação é preciso saiber quais plantas...

Plantas e animais de estimação em harmonia

Criar e manter um jardim quando se tem animais de estimação pode ser um tanto trabalhoso. Afinal, os bichinhos geralmente curiosos, não deixam de mastigar, cheirar e arrancar as plantas e flores que encontrarem.

Por isso, se a ideia é cultivar um ambiente agradável tanto para apreciar as belas plantas à luz do sol, quanto para a diversão dos bichos, o ideal é conhecer as espécies dos vegetais que pretende utilizar para montar seu jardim.

Plantas e flores venenosas devem ser evitadas, assim como aquelas que possuem espinhos ou pontas afinadas. Estas podem ser nocivas aos bichinhos que seguem seus instintos e buscam conhecer tudo aquilo que os rodeia e a seus donos.

Foto: Free Digital Photos

Plantas venenosas ou tóxicas podem acarretar diversos problemas de saúde aos animais de estimação, assim como irritações cutâneas, diarreias ou doenças mais sérias, que podem causar até mesmo sua morte. Por isso, tratando-se da saúde do bicho, todo o cuidado e cautela é pouco.

Outro problema bastante comum para quem possui um belo jardim e um bichinho curioso são as flores que atraem insetos. Por exemplo, abelhas e marimbondos podem se sentir ameaçados pela presença do animal e atacá-lo, causando dor e ferimentos que podem gerar infecções graves. Pulgas e carrapatos também são nocivos aos bichos, logo, devem ser evitados os vegetais que possuam uma pré-disposição à infestação por tais pragas.

Contudo, é possível realizar uma manutenção para diminuir a possibilidade do aparecimento destes insetos, através de terra de boa qualidade e de fornecedores idôneos. Para auxiliar ainda mais a manter o seu jardim e seus animais sempre em harmonia, a seguir apresentamos listadas algumas plantas que oferecem alto risco aos bichos e devem ser evitadas:

– Tinhorão, saia-branca, bico-de-papagaio, espirradeira, mamona, pinhão-roxo, lírio, tulipa e kalanchoe.

últimos posts

materiais ikebana