Plantas versus ar condicionado: 10 espécies resistentes à refrigeração

ico admin ico 14/01/2021

Se você tem muitas plantas em casa e se preocupa com possíveis danos causados pelo ar condicionado, chegou ao lugar certo. 

Nesse artigo vamos falar sobre plantas versus ar condicionado. Essa relação é possível? Quais espécies se adaptam melhor aos ambientes refrigerados? 

Sabemos que esses equipamentos ressecam o ar dos ambientes. Porém, é possível cultivar folhagens e manter a casa fresquinha nos dias mais quentes. 

Conheça 10 plantas para ter em casa sem se preocupar com o uso do ar condicionado no verão. Antes, sugerimos alguns cuidados, confira. 

O lugar certo para as plantas

  • Plantas precisam de luminosidade. Mantenha os vasos em lugares com iluminação natural, respeitando as preferências de cada espécie;
  • Evite posicionar as plantinhas sob o ar condicionado, o ar pode queimar as folhas;
  • Procure agrupar os vasos. As plantas gostam da companhia umas das outras e essa condição forma um microclima perfeito para elas.

Cuidados no dia a dia

  • Se suas plantas estão em um ambiente onde o uso do ar condicionado é frequente, é possível que elas percam umidade facilmente. Portanto, é fundamental manter as regas frequentes, conforme a necessidade de cada espécie; 
  • Borrife água em toda a planta, duas a três vezes por semana, preferencialmente no início da manhã e antes de iniciar a climatização. 
  • Se preferir borrifá-las no fim do dia, primeiro desligue o ar condicionado e abra as janelas. Espere as folhas secarem antes de ligar o equipamento novamente para evitar queimar as folhas com o frio intenso;
  • Pelo mesmo motivo, evite molhar as folhas quando regar suas plantas, principalmente se você pretende ligar o ar logo em seguida;
  • Tenha em mente que a água demora mais para evaporar nos ambientes climatizados. Essa condição favorece o apodrecimento das raízes, principalmente se você exagerar na irrigação. Por isso, verifique se os vasos têm bom escoamento e evite usar forrações como pedras ou casa de pinus;
  • O excesso de umidade na terra é propício à proliferação de fungos e parasitas. Para evitar essas pragas, aplique inseticidas orgânicos, como óleo de neem, uma vez por mês;
  • Sempre que possível, abra as janelas e permita a ventilação natural.

Plantas resistentes ao ar condicionado

1. Peperômia-filodendro

Os ramos dessa planta atingem até 1m de altura. É uma ótima opção para ambientes internos. 

2. Pleomele

Planta resistente ao clima seco dos ambientes com ar condicionado e às pragas. Ela absorve substâncias químicas e retiram gases e poluentes do ar, purificando-o. 

3. Antúrio

Suas folhas em formato de coração possuem tons variados que vão do vermelho ao preto. O antúrio não precisa de muito espaço para ser cultivada e exige poucos cuidados

4. Costela-de-adão

Essa planta é resistente prefere ficar em ambientes protegidos da luz solar direta. 

5. Jiboia-variegada

É uma planta versátil e exuberante. Gosta de ambientes com luz difusa ou meia-sombra. A jiboia-variegada consegue absorver substâncias químicas, purificando o ar contaminado por gases e poluentes.

6. Filodendro-cordato

Planta vistosa que gosta de muita luminosidade. Por isso, reserve um lugar da casa com bastante luz difusa para ele.

7. Pacová

O pacová é exuberante, tem folhas grandes e muito brilhosas. Seu caule reserva água para períodos de escassez. 

8. Aglaonema

Atinge até 1,5m e, possivelmente, você não vai encontrar duas estampas idênticas dentre as mais de 50 espécies de aglaonema. 

9. Bambu-da-sorte

Pode ser plantada na terra ou na água, é resistente e flexível. Tem capacidade de purificar o ar e se multiplica com facilidade. Muitos acreditam que o bambu-da-sorte harmoniza os ambientes e traz bons fluidos. 

10. Pau d’água

A pau-d’água é uma opção versátil com porte que pode chegar a 4 m. Não perde folhas e se mantém bonita por muito tempo. 

Essas são nossas dicas de plantas que convivem em harmonia com os aparelhos de ar condicionado. Se você conhece outra espécie resistente aos ambientes refrigerado, conte para nós nos comentários. 

Por Ana Bittencourt (MTb 14.265)

Os comentários estão fechados.