Skip to content
Deseja felicidade? 12 plantas e flores que alegram sua vida
Você sabia que algumas plantas e flores trazem felicidade para a sua casa e para...

Deseja felicidade? 12 plantas e flores que alegram sua vida

Você sabia que algumas plantas e flores trazem felicidade para a sua casa e para a sua vida? Nós, da Ikebana Flores, sabemos e queremos compartilhar essas dicas.

Além das propriedades fitoterápicas e medicinais, existem plantas e flores que conseguem minimizar o estresse, limpar o ar e proporcionar memórias positivas, tornando os ambientes mais felizes. 

Confira a seguir uma lista com 12 espécies de plantas e flores que vão trazer felicidade para sua casa. Invista nesse carinho para você e para a sua família. 

A importância da felicidade

Um dos estudos sobre o tema foi concluído em 2019, pela conceituada Universidade de Harvard. A pesquisa chama-se Study of Adult Development e examinou, durante sete décadas, quais fatores levaram mais de 800 pessoas a se considerarem felizes. 

Quando o resultado foi apresentado, o psiquiatra americano Robert Waldinger, diretor do trabalho à época, foi enfático ao definir uma “receita” para ser feliz:

“Há muitas conclusões deste estudo. E o fundamental para nos mantermos felizes e saudáveis ao longo da vida é a qualidade dos nossos relacionamentos”.

Concluindo, se relacionamentos saudáveis são importantes para sermos felizes, que tal fortalecermos nossa relação com as flores e com as plantas? Confira a seguir 12 espécies que vão transformar o astral da sua casa. 

12 plantas que trazem felicidade

1. Lavanda

Essa planta exala um aroma delicado capaz de reduzir a ansiedade. Experimente substituir as velas aromáticas pela fragrância natural da lavanda fresca. O efeito da planta em casa proporciona um perfume duradouro e agradável. 

2. Hera

Reconhecida como uma das plantas que mais limpam o ar naturalmente, a hera faz com que respiremos melhor.

3. Samambaia-americana

Outra planta excelente para manter a qualidade do ar. A samambaia-americana consegue remover até 1860 toxinas por hora. Isso é muita coisa! E respirando melhor, nossa sensação de calma e relaxamento aumenta. 

4. Gerânios

Coloridas, essas flores têm um aroma suave, semelhante ao perfume das rosas. Os gerânios promovem a paz de espírito e é sempre bom tê-los por perto.

5. Rosas

O perfume das rosas é quase unanimidade, não é mesmo? E você sabia que admirá-las faz bem para nosso estado de espírito? É o que afirma um estudo publicado pelo Journal of Physiological Anthropology

Segundo os pesquisadores, a exposição de rosas em escritórios tem efeitos relaxantes fisiológicos e psicológicos sobre as pessoas. 

6. Orquídeas

Algumas pessoas consideram que as orquídeas são um dos luxos mais acessíveis da vida. Brincadeiras à parte, essa planta floresce o ano todo e é encontrada em várias tonalidades. 

Além de ser elegante para decorar os ambientes, as orquídeas melhoram o humor, aumentam a energia positiva e alegram até os dias mais cinzentos. Talvez por esse motivo, elas sejam tão utilizadas no Feng Shui

Plantas e flores trazem felicidade.

7. Lírio-da-paz

As flores dessa planta são bastante utilizadas em arranjos para decoração. Além de bonito, o lírio da paz funciona como um purificador orgânico do ar, ideal para quem passa muito tempo dentro de casa.  

E você sabe, quando respiramos melhor, nos sentimos mais relaxados e felizes. O que mais poderíamos esperar de uma planta com paz até no nome?

8. Alecrim

Está diretamente ligado a tudo o que se relaciona à paz interior. Seu aroma característico remete aos dias ensolarados. 

A hera limpa o ar e traz felicidade.

9. Manjericão

Bastante apreciado na cozinha e popularizado como tempero, o manjericão também tem efeitos psicológicos capazes de melhorar o humor. O responsável é o linalol, uma substância presente na planta e que lhe dá o aroma característico. 

10. Jasmim

As três últimas da lista – jasmim,  ervilha-doce e lírio-do-vale – foram classificadas pelo jardineiro de celebridades, David Domoney, como as mais propensas a colocarem um sorriso no rosto.

O britânico fez essa descoberta em 2013 em um experimento chamado Top three plants to make you smile ou As três principais plantas para fazer você sorrir, em português. 

Na pesquisa realizada por Domoney, o jasmim ocupa o terceiro lugar no estudo das plantas que mais provocam felicidade. Ele transmite memórias afetivas para muitas pessoas. 

11. Ervilha-doce

A segunda colocada no estudo As três principais plantas para fazer você sorrir é a ervilha-doce. Planta responsável por trazer boas lembranças em quem a vê, além de serem lindas, as flores remetem às memórias felizes da infância. 

12. Lírio-do-vale (a campeã no quesito felicidade)

Essa planta inspira sentimentos positivos e impulsiona sensações felizes. Suas flores perfumadas estão associadas a recordações bonitas. Certamente, aí está o motivo pelo qual ela ocupa o primeiro lugar no pódio elaborado pelo expert em botânica, David Domoney.

Que tal fazer a alegria transbordar em sua vida? Escolha a planta que mais lhe agrada e leve boas energias aos seus ambientes, seja em casa ou no trabalho. A natureza está à disposição para dar mais qualidade de vida a quem sabe valorizá-la!

Por Ana Bittencourt (MTb 14.265)

últimos posts

materiais ikebana