Plantas fáceis de cuidar e que se adaptam aos ambientes

ico admin ico 12/02/2021

Existem plantas fáceis de cultivar? Cuidar de planta é como cuidar de bicho: nem sempre é fácil, mas é muito gratificante. Não é fácil porque cada espécie tem suas particularidades, principalmente em relação à luminosidade e à necessidade de água. 

E gratificante porque o contato com a natureza, mesmo dentro casa, traz inúmeros benefícios para a saúde, entre eles, a redução do estresse e das doenças emocionais

Por isso, se você está pensando em cultivar plantas em casa, mas tem receio de ser trabalhoso, vale a pena conhecer seis plantas fáceis de cuidar e que se adaptam aos ambientes.

Dicas fáceis para cuidar de plantas

Ao cuidar de plantas, observe alguns sinais. Folhas amareladas podem indicar falta de água ou sol além do necessário. Às vezes, aquela plantinha que parece perdida, apenas precisa de atenção e mudança de hábitos. 

Por isso, futuros ou atuais pais e mães de plantas podem seguir nossas dicas para ter sucesso na missão. Vamos a elas. 

Umidade

Por serem mais resistentes, plantas como cactos e suculentas se adaptam melhor às regiões com pouca umidade. As “espécies do deserto”, como são conhecidas, enfrentam melhor os períodos mais secos e continuam bonitas, mesmo com pouca água. Com a vantagem de se adaptarem a recursos artificiais como umidificadores, por exemplo. 

Luminosidade 

A exposição ao sol é um dos fatores mais importantes no cuidado com as plantas. Mesmo que a espécie escolhida goste de sombra, ela vai precisar de luz solar ou dificilmente vai sobreviver. 

Se o cômodo tiver incidência direta do sol, procure expor as plantas nos horários mais amenos como início da manhã e final da tarde. 

Temperatura

A maioria das plantas tem dificuldade de sobreviver em ambientes com temperaturas abaixo de 15º C. Por isso, vale observar a atmosfera da sua casa ou escritório. Dê preferência aos locais arejados, mas sem correntes de vento e com temperaturas amenas.

Se o local escolhido para receber a planta tiver ar condicionado, convém conferir se a espécie resiste bem ao ar refrigerado

6 plantas fáceis de cuidar

A seguir, confira opções que não exigem muitos cuidados e se adaptam a diversos ambientes. 

Philodendron Brasil (Philodendron hederaceum)

A característica dessa planta são suas folhas listradas em forma de coração. Talvez por isso, o Philodendron Brasil é o favorito para decorar a casa. Coloque a planta pendente sobre uma prateleira e dê personalidade ao ambiente. 

Essa espécie sobrevive bem com pouca água, portanto, se você esquecer de regá-la, não se preocupe. Além disso, elas não precisam de luz direta, se adaptando próximo às janelas onde não bate o sol da tarde. 

Monguba (Pachira aquatica)

Planta muito fácil de encontrar em floriculturas. Além de linda, é uma espécie bastante adaptável. Porém, costumam sofrer em ambientes muito secos. A monguba fica saudável e viçosa em um ponto com luminosidade, mas não vai sofrer se não estiver próximo à janela com luz solar mais intensa.

Costela-de-adão (Monstera deliciosa)

Escolha frequente por quem deseja incrementar a decoração de casa, a costela-de-adão sobrevive com regas ocasionais. Porém, se você tem animais em casa, o ideal é evitar essa espécie, pois ela pode ser tóxica para seus pets.  

Aloe humilis

Essa suculenta nativa da África do Sul tem vida perene e, ao contrário das plantas anteriores, precisa de muita luz solar direta. Outra característica é não necessitar de fertilizações frequentes, como a maioria das plantas tropicais de folhas mais finas.

Além das folhas pontiagudas e gordinhas, a Aloe humilis eventualmente produz flores. Um charme a mais nessa bela espécie. 

Dracaena (Dracaena deremensis)

A principal recomendação para quem deseja cultivar uma dracaena é mantê-la longe do calor intenso. Evite posicionar essa planta perto de janelas, pois as folhas queimam quando expostas ao sol. 

O contato direto com correntes de ar frio ou com aquecedores também é prejudicial. Por isso é fundamental escolher bem o local onde a planta vai “morar”. 

Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)

Se existe uma planta guerreira, ela se chama espada-de-são-jorge. Essa espécie resiste a praticamente qualquer condição, inclusive as adversas. Além de charmosas com folhas longas e pontiagudas, ela também é um purificador de ar natural que vale a pena ter em casa. 

Gostou das nossas sugestões? É muito fácil escolher uma planta que se adapta aos ambientes e que seja fácil de cuidar. Porém, não esqueça que estamos lidando com um ser vivo, por isso, faça o melhor que puder e esteja atento à fertilização, replantio e podas, se necessário. 


Por Ana Bittencourt (MTb 14.265)

Os comentários estão fechados.