O poder das plantas no Feng Shui

ico admin ico 18/03/2021

Você conhece o Feng Shui? Sabia que o Feng Shui pode ser aplicado usando as plantas na decoração? A técnica mostra que a espécie certa no cômodo certo pode harmonizar as energias dos ambientes.

Essa é a proposta do Feng Shui: usar os benefícios da natureza para trazer bem-estar, vitalidade e prosperidade para nosso lar. 

O que é o Feng Shui

O Feng Shui é uma técnica milenar usada para a harmonização energética dos ambientes. Ela foi desenvolvida ao longo dos séculos por mestres chineses a partir da observação dos efeitos positivos e negativos da natureza. 

Pela tradução literal, a expressão Feng Shui significa “Vento – Água”. Essa filosofia defende a ideia de que os ambientes estão impregnados de vibrações. Sendo que elas podem agir e nos influenciar de forma benéfica ou prejudicial ao corpo e à mente. 

É acreditando nessa interação entre o ser humano e as forças da natureza que o Feng Shui age, tornando mais harmoniosos os espaços em que vivemos. 

Uma curiosidade é que o Feng Shui pode ser aliado ao paisagismo para potencializar seus efeitos em casa, no escritório ou em qualquer ambiente que você quiser. 

Usando as plantas certas, é possível transformar qualquer cômodo e melhorar o nível energético. Vamos entender como funciona isso, na prática? 

Por que usar plantas no Feng Shui

As plantas não servem somente para a decoração. Além de embelezar a casa, elas nos conectam com a natureza e trazem bem-estar. Algumas possuem propriedades de cura e são benéficas para a saúde. Elas são capazes de absorver poluentes, umedecer e purificar o ar. 

Usar plantas com Feng Shui significa combinar as qualidades de um e de outro, proporcionando equilíbrio e elevando o astral da sua casa. 

E esses benefícios podem ser comprovados quando entramos em uma casa sem plantas. Os cômodos não parecem sem vida? Do contrário, quando vemos uma sala com folhagens e flores, nos sentimos acolhidos e agradavelmente bem recebidos, não é mesmo?

Logo, vale a pensa investir no Feng Shui usando plantas naturais. Confira a seguir quais são as espécies mais recomendadas para cada ambiente. 

Espécies de plantas para Feng Shui

Por apostar no poder da natureza para equilibrar a energia vital, o Feng Shui considera as plantas como parte importante desse processo. Porém, não basta colocar um vaso em cada canto do cômodo para sentir os efeitos benéficos dessa prática. 

Definitivamente, antes de aplicar a técnica do Feng Shui com plantas, conheça quais as espécies mais indicadas para cada cômodo. 

Plantas para a entrada da casa

O acesso à nossa casa é um dos lugares mais importantes, segundo o Feng Shui. É nele que as boas vibrações – e as más também – chegam ao lar. A crença chinesa diz que toda a energia vital que alimenta nossa residência passa pela porta da frente. 

Nesses lugares, use plantas capazes de absorver as energias externas. Uma sugestão é decorar o acesso com vasos de fícus, arruda, azaleia ou planta-jade. 

Plantas para banheiro

Segundo o Feng Shui, o banheiro é o grande vilão energético da nossa casa. A explicação está no vaso sanitário e nos ralos, tanto do chuveiro, quanto da pia. Os chineses acreditam que a energia vital é sugada por esses locais. 

Para neutralizar esse efeito e atrair boa energia para o banheiro, o Feng Shui recomenda a Comigo-ninguém-pode. Popularmente conhecida por afastar sentimentos negativos como inveja e cobiça, a planta também neutraliza as toxinas e equilibra a energia do cômodo. 

Uma dica: caso o seu banheiro não tenha janelas ou receba pouca iluminação, coloque um espelho atrás da planta. Ele vai funcionar como um refletor, aumentando a luz recebida pela folhagem. 

Espécies para a cozinha

Para os brasileiros, a cozinha representa o local onde gostamos de nos reunir, tanto quanto a sala de estar. Para os chineses, ela simboliza prosperidade no lar e fartura. 

Porém, o Feng Shui recomenda que a energia do elemento fogo seja neutralizado. Para isso, podemos usar a espada-de-São-Jorge. Além de resistente, essa planta é muito fácil d cuidar e ajuda a captar energias de abundância e prosperidade para a cozinha. 

Plantas para o quarto

O ambiente onde dormimos deve ser um local de descanso e tranquilidade, propício para recuperarmos as energias depois de um dia longo. Para conseguir transformar quarto em um lugar equilibrado, use o fícus ou o bambu da sorte. 

Por exemplo, o fícus é uma das 5 espécies recomendadas pela Nasa para purificar o ar. Essa planta consegue filtrar o formaldeído, componente químico presente na fumaça do cigarro, em colas adesivas e nas sacolas plásticos.

Essa propriedade do fícus permite que ele metabolize as toxinas liberadas no cômodo. O resultado é um ambiente com ar mais puro e agradável para um sono reparador. 

Já o bambu da sorte é famoso por atrair amor e boas energias. Perfeito para o quarto de dormir. 

Feng Shui para escritório

Para o local de trabalho, plantas verdes oxigenam o ar do ambiente, favorecem a produtividade e incentivam a criatividade. Além de decorar, elas eliminam a poluição eletromagnética gerada pelos equipamentos eletrônicos. Nesses locais, escola a palmeira-bambu ou a yucca. 

Plantas para salas

Para o Feng Shui, a sala é o lugar para as relações sociais e os encontros. Ela funciona como um espelho, refletindo aos visitantes a maneira como queremos ser vistos. 

Esse cômodo da casa merece plantas naturais que tragam vitalidade e alegria. A sugestão do Feng Shui é decorar com plantas naturais que tragam proteção e funcionem como uma defesa contra as energias negativas. 

Mais uma vez, o fícus é a dica. Além dele, marantas são ornamentais e bonitas. O Feng Shui recomenda também as samambaias, as suculentas e as dracenas. 

Gostou das nossas dicas para harmonizar seu local de trabalho e seu lar? Aposte nessas espécies e garanta boas energias para você e sua família.

Por Ana Bittencourt (MTb 14.265)  

Os comentários estão fechados.