Skip to content
Plantas ornamentais para interiores: quais devo usar?
  Plantas são tudo de bom em nossas vidas. Alegram os ambientes, contribuem para o...

Plantas ornamentais para interiores: quais devo usar?

 

Plantas são tudo de bom em nossas vidas. Alegram os ambientes, contribuem para o nosso bem-estar físico e mental, além de serem um excelente hobby. Para quem não pode contar com um jardim externo, uma ótima sugestão são as plantas ornamentais para interiores ou jardins suspensos.

Existem diversas espécies para agradar aos mais diversificados gostos e opções de espaço. Tamanhos, cores, facilidade de cuidar e texturas fazem parte desse cardápio de alternativas. Para ajudá-lo, preparamos este post como um miniguia com as principais informações sobre as plantas ornamentais, mostrando de que forma elas podem transformar um ambiente. Boa leitura.

 

O que é uma planta ornamental?

 

Denomina-se planta ornamental todo tipo de planta que é utilizado para embelezar uma área interna ou externa. A planta ornamental é a queridinha dos paisagistas e arquitetos, principalmente para agregar charme, estilo e aconchego aos interiores com um toque de natureza.

 

https://pixabay.com/pt/interior-quartos-estilo-de-vida-3575815/

 

Como é grande a variedade de espécies, pelas suas folhagens, flores e frutos, a planta ornamental pode oferecer um visual mais chamativo ou um clima mais discreto, bem ao seu gosto e personalidade. Além disso, ela contribui para a redução da poluição local e torna o ar mais fresco.

Assim, basta procurar uma floricultura tradicional e referência em plantas ornamentais e fazer a sua escolha.

 

Quais os tipos de plantas ornamentais para interiores?

 

Plantas ornamentais, pela sua diversidade, costumam trazer alguma dificuldade no momento de definir os lugares adequados para colocá-las e conseguir um resultado final que torne o ambiente diferenciado e que atraia a atenção de todos.

https://pixabay.com/pt/mobili%C3%A1rio-tabela-cadeiras-1840463/

 

Elas também precisam ser cuidadas para manterem-se saudáveis e bonitas. Daí a importância de conhecer determinados detalhes sobre esses aspectos, para que as plantas possam ser cúmplices do conforto e da qualidade de vida em seu lar.

Confira algumas sugestões que separamos para você.

 

Jade

A jade é uma planta que se assemelha a uma miniárvore.

É uma espécie suculenta, muito fácil de cultivar e de cuidar, podendo ser colocada em locais fechados. Contudo, ela precisa de luz do sol por algumas horas, preferencialmente pela manhã.

 

https://pixabay.com/pt/planta-jade-planta-cozinha-verde-1772109/

 

Bromélia

 

A bromélia é um festival de contrastes com seus tons verde-escuro e avermelhados. É uma planta muito decorativa, que chama atenção de todos e se destaca no local em que é colocada.

A luz ideal para ela é a indireta, pois a exposição direta à luz do sol provoca a queimadura de suas folhas.

 

 

Begônia

 

Eis outra sugestão que é perfeita para você decorar interiores. É parecida com um delicado buquê de flores e pode ser plantada em vaso. Sua folhagem tem formatos diferentes e é colorida. Por falar em delicadeza, deve ficar em áreas com proteção da luz solar, das baixas temperaturas e do vento.

 

https://pixabay.com/pt/vermelho-beijo-beg%C3%B4nia-rex-1509722/

 

Rosas do deserto

 

Elas não se parecem com as rosas que conhecemos. Seu corpo sugere uma miniatura de árvore com flores nas extremidades e, como são capazes de crescer, é possível que se transformem em árvores mesmo. Mas isso demanda muitos, muitos anos. Dentro da residência, elas consomem pouca água e não devem ficar muito expostas à luz do sol.

 

https://pixabay.com/pt/flor-de-rosa-adenium-desert-flower-838831/

 

Samambaia

 

Essa é uma planta de casa. Sua folhagem é exuberante e ela combina com espaços voltados ao paisagismo. Em vasos suspensos, suas folhas “derramam” e adquirem uma beleza peculiar. A samambaia não é muito chegada a ficar no sol o dia todo, mas algumas horas fazem muito bem a ela.

 

 

Suculentas

 

Essas são a recomendação ideal caso você não tenha disponibilidade para regá-las todos os dias, pois as suculentas conseguem armazenar água. Vivem sem que seja preciso colocá-las ao sol, mas, quando expostas a ele diretamente, o crescimento é maior. Entretanto, perdem a forma delicada.

 

 

 

 

Um detalhe importante: cuidado com o ar-condicionado, pois ele pode prejudicar o desenvolvimento das espécies e até matá-las. Dicas de remédio para plantas.

Plantas ornamentais para interiores são excelentes alternativas  para dar vitalidade aos espaços de sua residência. Com sensibilidade e amor por elas, tenha certeza de que o resultado conquistará muitos elogios.

Achou interessante este post sobre plantas ornamentais para interiores? Para receber diretamente no seu e-mail mais informações sobre elas e sobre flores, arranjos e floricultura, é só assinar a nossa newsletter.

 

últimos posts

materiais ikebana