Plantas para homens: descubra como presentear sem erro!

ico admin ico 15/04/2019

 

Contrariando o senso comum, além das mulheres, o público masculino também gosta de ser presenteado com plantas e flores. Hoje, a prática vem se tornando cada vez mais comum. As espécies e arranjos com visual mais fácil de cuidar são as plantas para homens mais escolhidas.

Se você quer surpreender o maridoo namorado, o pai, um amigo próximo ou até mesmo aquele colega de trabalho que recebeu uma promoção, certamente vai querer escolher a espécie de planta ideal, além de montar um presente totalmente original. Continue lendo e aprenda!

 

Escolha espécies mais fáceis de cuidar

 

O ponto principal para este tipo de presente é a escolha da espécie de planta, uma vez que os homens, em geral, gostam de algo com um visual mais rústico — por isso é bom evitar buquês delicados e muito românticos.

O ideal é apostar em arranjos mais sóbrios, com flores clássicas, como os vários tipos de lírios, uma tulipa, um antúrio, uma bromélia… Além dessas, também vale ressaltar algumas outras, como veremos a seguir, que pedem cuidados simples e, portanto, vão fazer o presente durar.

 

Suculentas e cactos

 

A febre das suculentas também conquistou os homens. Além de lindas e democráticas, essas plantinhas são extremamente fáceis de cuidar, assim como os cactos. Todas essas categorias, com uma variedade incrível de formatos e tamanhos, combinam bastante com ambientes internos, podendo ser uma boa opção de presente para um escritório ou uma casa predominantemente masculina, por exemplo. é uma ótima planta para homens.

As suculentas e os cactos são muito duráveis e não necessitam de tanta rega. Logo, sobrevivem em diversas condições e ficam ótimas na decoração, principalmente em terrários e em suportes inusitados. Além de vasos tradicionais, você pode presentear com a espécie plantada em uma lata decorada, em caixinhas de madeira, entre outras possibilidades.

 

Orquídeas

 

Outra planta para homens bem popular é a orquídea. Ela não deixa de ser romântica, uma vez que significa desejo, sedução e amor. No entanto, é uma espécie mais resistente e que não requer tantos cuidados, nem rega frequente. Devido à grande opção de cores e subespécies, muitas pessoas, inclusive do público masculino, costumam colecionar orquídeas — se o presenteado é uma delas, você vai acertar em cheio na escolha!

 

Dicas de Orquídeas

 

 

Bonsais

 

Quer dar um presente irreverente e que vai além da simples estética da flor? O bonsai é uma ótima alternativa nesse sentido, já que permite que o dono da árvore em miniatura pratique jardinagem e use a técnica como terapia japonesa. Além disso, é um presente cheio de significado: emite boa sorte, paz, equilíbrio e harmonia.

Bonsai, em japonês, significa “plantado em uma bandeja”. Ou seja, a pequena árvore, em recipiente pequeno, será modelada com cuidados específicos e dedicação, para que fique sempre bonita — podas de galhos e raízes, amarrações com arame etc. As melhores mudas são de:

  • amoreira;
  • azaleia;
  • fícus;
  • figueira;
  • jasmim;
  • pessegueiro;
  • pinheiro.

 

Cravos

Uma flor que sempre remete ao masculino é o cravo. Por isso, é uma boa forma de presentear, com um arranjo ou um buquê mais simples trazendo os diferentes formatos e cores da espécie. Vale lembrar apenas que não se deve exagerar na quantidade — adiante, veremos dicas mais específicas a esse respeito.

 

 

Girassóis

Os girassóis também são flores perfeitas para presentear homens. É uma espécie simples e prática em relação aos cuidados, além de ser mais neutra. Os arranjos são a melhor aposta, seguidos de vasos com a flor, de fato, plantada, para que a pessoa possa usufruir do presente por mais tempo.

 

 

Evite plantas com cheiro muito marcante

 

Vamos usar os próprios girassóis, agora pouco citados, para dar essa dica. Nunca dê plantas para homens com cheiro marcante demais. As rosas, por exemplo, têm um perfume muito acentuado. Outras flores apresentam uma fragrância mais doce, que incomoda o olfato masculino. No caso de um girassol, esse problema é eliminado. Outras espécies que já mencionamos neste post também entram na lista permitida.

 

Acerte nas cores do presente

 

E as cores? Como não errar?

Nada impede que você presenteie um homem com flores vermelhas ou um buquê de rosas. No entanto, se você quiser acertar na surpresa, é melhor ir de branco, amarelo ou outros tons mais neutros, como o bege.

Se você preferir, pode apostar em tonalidades vivas, como o laranja, o roxo… e até mesmo um mix de cores, usando as flores brancas sempre como elementos de equilíbrio para deixar o aspecto do conjunto mais elegante. As folhagens também são uma ótima maneira de compor o arranjo, o buquê ou o vaso, deixando o presente com um ar mais despojado e rústico.

 

Aja de acordo com a etiqueta

 

Você se lembra que mencionamos sobre a quantidade de flores em um buquê? Apesar de ser um bom presente masculino, dar plantas para homens ainda pode soar estranho se você não seguir algumas regrinhas de etiqueta:

  • em algumas culturas, oferecer flores em número ímpar é considerado algo negativo;
  • nunca dê flores artificiais como presente, pois é considerado um ato insensível e de mal gosto, sendo ideal dar sempre plantas naturais e frescas;
  • o porte do arranjo, buquê ou vaso deve ser sempre médio ou pequeno, nunca grande demais ou cheio demais; afinal, o presente deve ser discreto e elegante;
  • por outro lado, presentear com uma flor única é uma prática recomendada apenas para pessoas casadas ou sem interesse em conquistar alguém;
  • sempre ofereça as flores com a mão esquerda, pois a direita deve ser usada para um cumprimento ou afago;
  • sempre se certifique antes se a pessoa não é alérgica a algum tipo de planta ou flor, para evitar desconforto.

 

Combine as flores com outros presentes

Para incrementar o presente, lembre-se de colocar um cartão junto à planta. Os homens também vão se importar com esses detalhes, acredite! Além disso, também vale presentear com as flores como acompanhantes de um perfume, um vinho, um chocolate, um livro ou algum outro presente masculino interessante. Certamente, a pessoa que receber vai amar.

Por fim, outra maneira bacana de dar plantas para homens é enviando, junto ao presente, um pequeno manual de manutenção, principalmente no caso de suculentas ou outras espécies que sejam ofertadas em vaso. Ensinar a quantidade de rega, iluminação e poda é uma forma de permitir que a pessoa aproveite a lembrança por muito mais tempo.

E aí, gostou das dicas de plantas para homens? Para continuar recebendo mais informações desse tipo, é só nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, vemos você por lá!

 

Deixe um comentário