Qual o significado da coroa de flores e como escolher a mais ideal?

ico admin ico 12/11/2018

 

As flores estão presentes em praticamente todos os eventos importantes da vida. Do nascimento ao falecimento, elas participam carregadas de significados, como é o caso da coroa de flores.

Mas qual é o intuito de usar uma coroa de flores, seja ela em um velório, no cabelo ou na decoração de casa? Quais são seus significados? Confira as respostas e veja quais são as espécies mais utilizadas nos arranjos.

 

 

Quais são os tipos de coroa de flores e seus significados?

 

Quando falamos em coroa de flores, logo pensamos naquelas oferecidas em velórios e, também, nas que são usadas em penteados para noivas e damas. Também existem as coroas feitas para decorar ambientes de forma geral, em móbiles pendurados ou enfeitando portas.

Conheça, então, os tipos de coroas de flores e seus significados.

 

Coroa de flores para o cabelo

 

 

Desde o Império Romano as flores estão presentes nos penteados de noivas, que costumavam usar as coroas como símbolo de fertilidade. No entanto, as flores nos cabelos ficaram mais fortes nas décadas de 1960 e 1970, com o movimento hippie, para representar a liberdade.

Por mais que o tempo tenha passado, a coroa de flores para as noivas, damas, debutantes e formandas ainda é uma tendência marcante. Apesar de atemporal e perfeita para compor o look, a coroa combina mais com eventos ao ar livre e com uma pegada mais boêmia ou romântica.

São muitas as possibilidades de montar o penteado com a coroa de flores, mas algumas ideias se destacam, como as produzidas com:

 

  • flores naturais;
  • flores artificiais;
  • flores misturadas com pedraria;
  • coroa de flores com véu;
  • flores de tecido;
  • coroa de folhas;
  • coroa de flores de metal.

 

 

Coroa de flores para velórios

 

Além do hábito de levar flores ao cemitério, outra forma de homenagear os mortos é oferecendo uma coroa durante o velório. A prática é bem tradicional e a coroa de flores é usada em funerais desde a Grécia Antiga. A oferenda das flores simboliza o ciclo da vida eterna, uma vez que elas representam o renascimento e a continuidade da existência.

Além de toda a simbologia das flores em si, a coroa também é uma bela maneira de homenagear pessoas queridas, demonstrando carinho, respeito e saudade.

 

Coroa de flores na decoração

 

Para quem gosta de um estilo mais provençal na decoração de casa, as coroas de flores são uma opção alegre para enfeitar portas, paredes e, até mesmo, com móbiles pendurados no teto.

Enfeitar o lar com flores já é algo bem tradicional com arranjos de flores e jardins suspensos ou de inverno. Assim, as coroas são uma alternativa diferente e aconchegante para renovar os ares dos espaços. A ideia também é bem-vinda na decoração de casamentos e outras festas.

 

Quais são as flores mais usadas nas coroas?

 

Como já foi falado, as flores representam o ciclo da vida e do sistema vital que mantém a reprodução e o equilíbrio da natureza. Porém, os significados variam de espécie para espécie e depende do destino que você pretende dar à coroa de flores.

Confira, a seguir, as espécies de flores mais indicadas para penteados, decoração ou funeral.

 

Crisântemo

Com várias opções de cores, os crisântemos são ideais para coroas de flores em funerais, representando vida eterna e simplicidade.

Copo-de-leite

O copo-de-leite é bem tradicional e simboliza tranquilidade, paz e elegância. Como remete ao sagrado, é usado tanto em velórios quanto em buquês e penteados de noivas.

Rosa

Clássicas, as rosas também são muito utilizadas em várias ocasiões, desde aniversários e casamentos a funerais. As brancas, em especial, significam respeito e paz, além de pureza e bondade. As vermelhas, com certeza, remetem ao amor e à paixão; já as de cor rosa simbolizam carinho e amizade.

Lírio

Uma flor antiga como o lírio carrega muita história. Com ela, lendas, misticismos e crendices. Para representar pureza e paz, os lírios são uma boa aposta, além de também representarem amor eterno.

Para escolher a coroa de flores, seja ela para penteado, decoração ou funeral, o ideal é escolher a flor da temporada, bem como pensar na resistência de cada uma das espécies para a ocasião.

Para isso, conte com especialistas: entre em contato com a Ikebana Flores para montar a sua coroa!

 

Deixe um comentário