Remédio para plantas: saiba como deixá-las mais bonitas e vivas!

ico admin ico 03/04/2019

 

Ter um jardim é como ter crianças e animais de estimação — você deve cuidar com dedicação e amor. Além de regas e podas, é necessário aplicar alguns tipos de remédio para plantas, a fim de deixá-las sempre bonitas e saudáveis.

Independentemente do tamanho do espaço, seja ele um jardim de inverno, um jardim externo, uma horta caseira, um pomar ou simplesmente vasos de flores isolados, vale prevenir as plantas contra pragas e protegê-las de alguns problemas.

Além da proliferação de pragas, muitas vezes elas sofrem com desequilíbrio térmico, insolação, excesso ou escassez de água e falta de nutrientes no solo. Como solução, você pode contar com remédios caseiros, que funcionam como inseticidas naturais e agem como alimento para suas plantas.

Além de não poluírem o planeta, essas alternativas são permitidas em espécies comestíveis, uma vez que não são tóxicas para os seres humanos. Que tal abandonar os pesticidas sintéticos ou fertilizantes e aprender como preparar algumas opções naturais de remédio para plantas? Continue a leitura!

Como preparar um remédio para plantas com produtos caseiros?

Para repelir insetos e combater ácaros, pulgões ou outras pragas (como cochonilhas e lagartas), é possível usar alimentos e itens que você  tem em casa, como pimenta, alho, coentro, cebola, ervas e sabão. As receitas são simples e preservam suas plantas por muito tempo. Veja como prepará-las a seguir.

Pimenta e alho

Você vai precisar de 100 gramas de alho, 100 gramas de pimenta e dois litros de álcool. Bata os alimentos no liquidificador e despeje a mistura em uma garrafa escura, junto ao álcool. Depois de sete dias descansando, dilua apenas 100 mililitros do composto para cada  litros de água. Com a solução pronta, é só pulverizar suas plantas.

Coentro

Com o coentro, basta cozinhar dez folhas inteiras em um litro de água por dez minutos. Após esfriar, coe a mistura e borrife-a no jardim ou nos vasos de flores, principalmente sobre as plantas doentes.

Cebola

A cebola — em torno de 200 gramas —, ótima para o combate de pragas, deve ser batida no liquidificador com dois litros de água. Contudo, é importante deixar o composto descansar por dez dias antes de utilizá-lo. Passado esse período, basta diluir 330 mililitros em outro litro de água e aplicar a mistura nas plantas.

Chá com flores de camomila

O chazinho de camomila é ótimo para relaxar e acalmar os ânimos, concorda? Mas não é só essa a utilidade da infusão das flores dessa planta medicinal. Além dos benefícios para o corpo humano, com apenas 50 gramas de flores de camomila e um litro de água, você consegue combater os fungos das plantas.

Para o preparo, misture tudo e deixe a solução repousando por três dias — lembrando-se de agitar o composto por quatro vezes ao dia. Depois de coado, pulverize o chá sobre a espécie que está doente.

Infusão de ervas secas

Além da camomila, outras ervas são ótimas como remédio para plantas. Podemos citar, por exemplo, a cavalinha e a erva-doce. A receita é simples, como o preparo do chá: coloque um punhado da folha seca em um litro de água fervente e deixe a infusão agir. Depois, espere a mistura descansar e esfriar — então, o remédio estará pronto para ser pulverizado no jardim.

Água de fumo com sabão

Uma receita antiga e popular no Brasil é a água de fumo com sabão, que permite exterminar pulgões, pulverizando a planta por alguns dias. Para o remédio, você vai precisar de um litro de água, dez centímetros de fumo de rolo ralado e meio sabão natural em barra, também ralado.

Misture e deixe os componentes amolecerem, colocando a solução para descansar por 24 horas antes de aplicá-la nas plantas. É importante, no entanto, explicar o uso do sabão: ele é utilizado na receita para otimizar a ação do fumo nas folhas e nos caules, uma vez que facilita sua permanência na planta.

Bicarbonato de sódio e azeite

Com apenas dez gramas de bicarbonato de sódio e 25 gramas de azeite vegetal, é possível preparar um poderoso remédio para plantas. No caso, também é incluída uma colher de sopa de sabão natural.

Você vai começar derretendo o sabão em uma panela para, em seguida, misturar todos os ingredientes (com o fogo já desligado). A mistura deve ser colocada em torno da planta, para protegê-la das pragas.

A respeito de todas as receitas ensinadas neste artigo, é fundamental ressaltar que o resultado pode não ser instantâneo. O ideal é insistir na aplicação, como uma vez a cada semana por, pelo menos, um mês.

A frequência é importante para que o remédio realmente aja na planta. Lembre-se também de não fazer uso das receitas em dias de sol forte — os horários mais frescos, como o início da manhã ou durante a noite, são os mais adequados.

Como manter a planta nutrida?

Caso você não saiba, as plantas também sentem fome. Isso mesmo! Elas ficam doentes e chegam a morrer por falta de nutrientes (e não somente devido a fatores externos, como as pragas e alterações climáticas).

Por isso, não se esqueça de cuidar adequadamente da terra. É dela que as raízes retiram todos os nutrientes dos quais precisam para fazer a planta sobreviver e crescer de forma saudável.

Os elementos mais significativos e capazes de manter “a alimentação da planta balanceada” são: nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio e cálcio. Para saber se a sua espécie está carente desses nutrientes, basta testar uma pequena porção da terra antes de aplicar qualquer tipo de solução no solo.

Confira como você também pode identificar o problema e tratá-lo:

  • nitrogênio: para folhas amareladas ou com um esverdeado mais claro, adicione grãos de café no solo ou plante pés de ervilha e feijão próximo à espécie deficitária;
  • fósforo: para manchas escuras e secas nas folhas, adicione farinha de osso na terra;
  • potássio: no caso de manchas marrons ou veias amareladas nas folhas, enterre casca de banana no solo;
  • magnésio: quando as beiradas das folhas estiverem amareladas, adicione sulfato de magnésio após regar o solo com água;
  • cálcio: para manchas amarelas entre as veias da folha, coloque casca de ovo triturada sobre o solo.

Com receitas simples de ingredientes caseiros, você notou que é possível preparar vários tipos de remédio para plantas que não agridem o meio ambiente. Afinal, quem gosta de cuidar do jardim e ter espécies vegetais em casa sabe o quanto é importante manter tudo em ordem — e a natureza cada vez mais viva, para não deixar nada morrer.

Após a leitura deste artigo, você vai poder tratar suas plantas com mais precisão e garantir bons resultados, certo? Então, não deixe de continuar aprendendo sobre o assunto: confira também como cuidar de rosas!

 

Deixe um comentário