Saiba como limpar flores artificiais para deixá-las em perfeito estado

ico admin ico 09/07/2020

Saiba como limpar flores artificiais para deixá-las em perfeito estado

Hoje, decorar os ambientes da casa com plantas permanentes é uma excelente alternativa — principalmente para aquelas pessoas que não podem usufruir de exemplares naturais. No entanto, ao fazer essa opção, você deve saber como limpar as flores artificiais — o que vai contribuir para aumentar sua durabilidade e manter a beleza por muito tempo.

De fato, é cada vez mais comum encontrarmos flores artificiais que nos confundem totalmente, tamanha é a semelhança com as naturais. Esse mercado se aperfeiçoou de tal forma que, hoje, os designers de interiores incluem essa alternativa em variados projetos de decoração.

Por isso, neste conteúdo vamos dar dicas de como limpar flores artificiais e como mantê-las com aquela aparência de plantas naturais. Continue conosco e confira!

Utilize um espanador ou um pano para a limpeza diária 

Por ficarem expostas à muita poeira, o ideal é espaná-las diariamente para que ela não se concentre. Trata-se de uma ação bem rápida e que não nos toma muito tempo — tendo em vista que uma vez ao dia já é o suficiente para mantê-las limpas. Para essa limpeza diária, use um espanador ou um paninho seco, ou mesmo um pincel para retirar a poeira de áreas menores e mais difíceis.

Use sabão neutro

Em algumas ocasiões, quando você notar que as flores estão com a coloração modificada, é sinal de que já existe muita sujeira impregnada. O melhor, nesse caso, é lavá-las com sabão neutro em água corrente. Em seguida, com o auxílio de um pano limpo e macio, retire o excesso de água e as coloque de cabeça para baixo em um local bem ventilado para secar, sem expô-las aos raios solares. Só as posicione novamente no vaso quando estiverem completamente secas. 

Opte por vinagre e água para retirar fungos e sujeiras mais severas

No caso de plantas permanentes que apresentem sinais de mofo e fungo, o ideal é recorrer ao vinagre. Misturando esse produto com água é possível se livrar dessas manchas mais resistentes e que prejudicam muito o visual das flores. Para isso, basta fazer uma mistura com água e vinagre, umedecer um pano limpo com essa solução e passar em toda a planta, em especial nos locais mais atingidos. Apesar de o cheiro do vinagre ser bem desagradável, ele some em pouco tempo.

Utilize spray de ar comprimido

Muito utilizado na limpeza de componentes eletrônicos, o spray de ar comprimido é uma ótima alternativa para remover poeira de flores artificiais, visto que atinge todas as regiões e retira a sujeira com muita eficácia. É encontrado em lojas de materiais de limpeza. 

Erros que podem prejudicar suas flores artificiais

Alguns erros são cometidos por muitas pessoas que pensam agir de forma certa na hora de limpar suas flores. Confira os principais equívocos!

  • expô-las ao sol: os raios solares tendem a danificar o material, diminuindo sua vida útil;
  • utilizar qualquer pano para retirar a poeira: opte sempre pelos materiais de microfibras, visto que não danificam o silicone;
  • usar produtos abrasivos: eles contam com substâncias muito agressivas, que além de arranharem, desbotam as cores das flores.

Viu como limpar flores artificiais é algo bem simples? São medidas práticas que podem garantir suas plantas permanentes por um bom tempo enfeitando e colorindo sua casa. 

Gostou deste conteúdo? Então, o que acha de ler outro artigo bem interessante que fala sobre as duas opções de flores que você pode ter em sua casa: naturais e artificiais!

Deixe um comentário