A samambaia é uma planta fácil de cuidar?

ico admin ico 15/07/2021
samambaia como cuidar

A samambaia é uma planta que gosta de sombra e se adapta muito bem em ambientes internos. Recentemente ela foi citada, aqui no blog, como uma espécie interessante para compor as famosas urban jungles ou florestas urbanas.

Além da exuberância, a planta é ótima para melhorar a qualidade do ar e refrescar a casa. Por isso, ela tem grande valor ornamental, bastante utilizada na decoração e paisagismo.

São plantas muito antigas que, ao longo da história evolutiva da Terra, foram os primeiros vegetais a apresentar um sistema de vasos condutores de nutrientes.

E o melhor dessa espécie é a facilidade de cuidado e cultivo. Vamos conhecer um pouco mais sobre as samambaias?

Tipos de samambaia

tipo de samambaia

Samambaias são pteridófitas e não possuem flores, frutos ou sementes e se reproduzem por esporos. Algumas espécies parecem rendas ou tecidos bordados a mão, de tão perfeitas e delicadas. São plantas de clima tropical, por isso, facilmente encontradas em florestas e regiões de mata e umidade.

As folhas novas nascem enroladas e lembram um cajado ou bengala, semelhante aos que reis e papas usavam. Por isso, são chamadas de “báculo”.

O nome “pteridófita” vem do grego pteridon e significa ‘feto’. Já phyton é ‘planta’. Inclusive, os brotos de samambaia tem a forma de um feto humano no útero materno. 

cultivo de samambaia

Existem cerca de 200 espécies na natureza e mais de 10 mil variedades de samambaias. Conheça alguns tipos:

  • Samambaia americana: possui folhas grandes, finas e pendentes. De cor verde clara, é uma das mais conhecidas;
  • Samambaia chifre de veado: visualmente lembra os chifres desse animal. É uma folhagem larga e espaçada, com algumas ramificações e totalmente diferente das tradicionais;
  • Samambaia amazonas: a cor é o verde forte e intenso, tem folhas largas e com bolinhas na superfície;
  • Samambaia Renda Portuguesa: tem folhas delicadas e de cor verde intenso. Elas atingem cerca de 20 cm de comprimento, seus ramos são pequenos e leves como rendas;
  • Samambaia argentina: é bem semelhante à americana e bastante conhecida. No entanto, possui cor verde mais forte, folhas mais ralas e crespas.

Como cuidar das samambaias

Se adaptam muito bem em vasos dentro de casa ou no jardim. Por gostarem de umidade, as samambaias podem decorar banheiros.

Preferem locais com pouca iluminação e com sombra. No entanto, ela precisa receber um pouco de luz durante o dia. Procure colocar o vaso de samambaia próximo às janelas, mas evite o sol intenso.

A necessidade de rega é sinalizada pelas folhas e galhos. Se estão moles, indicam que o solo tem excesso de umidade. Por outro lado, folhas secas mostram que a planta precisa de água.  

folhas da samambaia

Colocar o dedo na terra permite confirmar se precisamos regar a planta. Evite encharcar o solo e água muito fria, especialmente no inverno. Uma dica é deixar o líquido descansar no regador antes de colocá-lo na planta.

Samambaias precisam de substrato?

Sim. Além de umidade, a samambaia gosta que de solo adubado. Uma camada de folhas de pinheiro ou húmus de minhoca fazem toda a diferença para a vitalidade da planta.

substrato para samambaia

Outra alternativa é o musgo. Uma camada, no fundo do vaso antes do plantio, ajuda no escoamento da água e mantém o solo macio e úmido. 

Experimente também colocar uma parte de areia misturada na terra. Ela vai absorver o de água. São alternativas baratas e caseiras. Porém, não deixe de utilizar produtos específicos para samambaias.

Por Ana Bittencourt (MTb 14.265)

Os comentários estão fechados.