Skip to content
Conheça o significado das flores e acerte com esse presente
Você conhece o significado das flores mais famosas de todo o país? Vem com a...

Conheça o significado das flores e acerte com esse presente

Você conhece o significado das flores mais famosas de todo o país? Vem com a gente. 

significado das flores

 

Para quem ama flores, cada ocasião é um bom motivo para dar ou receber um lindo arranjo. E o mais interessante é que podemos nos expressar por meio delas. Para não errar na mensagem, o importante é conhecer o significado das flores, já que cada espécie demonstra um determinado sentimento.

Isso acontece porque cada uma tem sua beleza, fragrância e particularidades. Dessa forma, toda planta tem o seu jeito único de comunicar uma mensagem quando é ofertada a alguém. Até mesmo quando a ideia é decorar a casa, as flores são capazes de transmitir diferentes energias para o ambiente.

Então, que tal acertar no seu próximo presente? Siga a leitura do post e descubra o significado das flores que vão encantar do modo certo quem as receber!

Significado das Flores

 

Rosa

 

As rosas, sem dúvida, consagraram-se como as flores do amor. Porém, engana-se quem pensa que essa planta remete apenas à paixão. Isso acontece principalmente com as rosas vermelhas. As amarelas, por sua vez, são perfeitas para celebrar a amizade e, para garantir bons fluidos para a casa, a dica é apostar nas rosas brancas.

significado das flores rosa

Além da cor, o número de botões de rosa também passa diferentes mensagens. Uma única rosa vermelha, por exemplo, significa amor. Quando alguém oferece dois botões vermelhos, o significado é compromisso. Receber uma dúzia de rosas é gratidão. Já 50 botões é amor incondicional!

Girassol

 

Conhecido como a planta da sorte, o girassol é uma excelente opção de presente. O tom forte de suas pétalas é geralmente relacionado a características como vitalidade, entusiasmo e lealdade.

significado das flores girassol

Há quem acredite também que oferecer um girassol a uma pessoa é como presenteá-la com um pouco da energia do sol. Um gesto muito bonito, não é mesmo? Além de ser um presente diferenciado, o girassol também representa o modo como devemos levar a vida — sempre virados para o lado mais iluminado das coisas!

Astromélia

 

significado das flores astromélia

Essas flores exóticas, coloridas e muito bonitas representam o forte vínculo entre duas pessoas e são utilizadas para expressar amizade, gratidão ou saudade. Também conhecidas como as flores da felicidade plena, as astromélias são perfeitas para demonstrar agradecimento.

Margarida

 

No passado, a margarida era a flor das donzelas. Por isso, até hoje ela remete à jovialidade, pureza e paz, sendo um excelente presente para pessoas mais novas. Além disso, a flor está relacionada a sentimentos como afeto e bondade.

significado das flores margarida

Como em alguns casos de flores, ela apresenta tonalidades variadas. Portanto, vale também atentar para suas particularidades na hora de presentear:

  • flores brancas: beleza;
  • flores amarelas: amor leal;
  • flores rosadas ou vermelhas: impulso amoroso;
  • flores azuis: fidelidade;
  • flores multicoloridas: alegria.

Orquídea

 

Pela sua complexidade, a orquídea pode ter diferentes significados. Ao mesmo tempo em que representa perfeição, exclusividade, refinamento e pureza, também enaltece a beleza da mulher, e pode passar até mesmo uma mensagem de desejo.

significado das flores oqruídea

O significado das suas flores ainda pode mudar de acordo com a cor — assim como acontece com as rosas e as margaridas. As orquídeas brancas estão mais relacionadas ao amor, enquanto as amarelas transmitem alegria. Já as orquídeas azuis reforçam a tranquilidade e a paz.

Tulipa

 

Por sua robustez e durabilidade, as tulipas são as flores do amor fervoroso. Entretanto, cada cor de tulipa remete a um significado distinto:

  • amarela: amor sem esperança;
  • vermelha: amor duradouro;
  • negra: elegância e sofisticação.

significado das flores tulipa

Apesar de citarmos sua alta durabilidade, vale ressaltar que essa característica não é muito presente nas espécies cultivadas no Brasil. Isso porque, aqui, temos uma temperatura elevada. Então, aconselhamos colocar gelo no vaso das tulipas todos os dias.

 

Gérbera

 

Quer emanar energia positiva em forma de flor? Então, vale apostar nas gérberas. Essas são consideradas as flores mais alegres de todas! Quando ofertadas em forma de presente, elas simbolizam a beleza da vida e toda a sua simplicidade.

significado das flores gérbera

Sendo assim, receber gérberas é ser presenteado com felicidade traduzida em natureza viva! Se você quer congratular alguém por uma realização ou conquista, por exemplo, essa é a melhor opção.

Bromélia

 

A bromélia é muito comum aqui no Brasil — o abacaxi, por exemplo, é uma bromélia, sabia? A planta, em geral, é indicada para presentear amigos, sendo um gesto que representa admiração, inspiração, além de excentricidade e também de resistência.

significado das flores bromélia

Além disso, as bromélias podem ser associadas à purificação da alma, uma vez que têm ação desintoxicante e afastam energias negativas. Também conotam um lado espiritual mais voltado à vidência, intuição e mediunidade. São flores com significado forte, voltado sempre para a renovação e a vitalidade mental.

Lírio

 

Com uma origem predominantemente asiática, o lírio tem uma diversidade incrível de espécies — principalmente pelo processo de ocidentalização e globalização. A planta se tornou popular pelo seu formato, que remete a uma ideia de sexualidade e erotismo. Porém, quando a flor é branca, o significado muda para a pureza celestial e a inocência.

significado das flores lírio

No entanto, quando se presenteia com lírios brancos, também pode ser que a intenção esteja associada ao conceito de paz e gratidão. Na China, por exemplo, a planta também representa paixão e amor eternos.

Violeta

 

Quem nunca ganhou um vasinho de violeta, não é mesmo? Bem pequenas e delicadas, as flores sobrevivem a longos períodos e são ótimas para se adaptar em vários ambientes.

significado das flores violeta

É justamente por esse motivo que, quando ofertadas, as violetas são símbolo de recomeço e de amizade: mostram capacidade de adaptação, resistência e durabilidade, tudo o que ocorre em uma relação entre bons amigos.

Copo-de-leite

 

significado das flores copo de leite

Por ser branca, a flor do copo-de-leite também transmite paz, além de pureza, calma e tranquilidade. Ela parece iluminar o ambiente por sua imponência, tanto na cor quanto no formato. Cultivada também para ornamentação e buquês de noiva, a planta simboliza iluminação espiritual, felicidade e prosperidade.

Lisianthus

 

Essas flores são famosas pela sua delicadeza e pela simbologia que carregam. De grande valor ornamental, também servem como presente para quem quer transmitir uma mensagem de romance e entrega amorosa — por isso é muito vista em decorações de casamento e também em buquês de noiva.

significado das flores lisianthus

Quando queremos agradar alguém, surpreender com um gesto de carinho ou simplesmente demonstrar nossos sentimentos e gratidão, presentear com flores é o melhor caminho.

Por isso, saber o significado das flores é fundamental para acertar na mensagem e, consequentemente, no presente. Não existe segredo depois de chegar até aqui — siga as nossas dicas e surpreenda quem você ama!

Gostou do nosso artigo e quer saber ainda mais sobre o significado das flores? Conheça algumas das principais flores típicas do Brasil e descubra outras espécies que podem ser usadas para presentear ou decorar.

últimos posts

materiais ikebana