Descubra o significado do girassol: a planta que traz felicidade

ico admin ico 07/02/2018

Você, que gosta de presentear e agradar as pessoas, fortalecendo os relacionamentos e os laços de amizade e afeto, certamente faz das flores o mimo preferido para oferecer aos seus entes queridos.

Afinal, gostar de flores faz bem para a nossa vida, tanto pela beleza que elas carregam quanto pela sua relevância. Você conhece o significado da planta girassol, por exemplo? Essa é uma espécie muito procurada para presentear, já que está repleta de simbologias e significados.

Preparamos este post exatamente para explicar tudo sobre o girassol, mostrando de que forma ele promove a felicidade e o equilíbrio no seu lar. Também mostraremos como cultivá-lo, seus benefícios e mais curiosidades. Acompanhe!

Conheça o significado do girassol

De acordo com relatos históricos, o girassol é originário da América do Norte, tendo sido cultivado pelas nações indígenas e usado como alimento. Diversos artefatos e imagens incas, por exemplo, contêm imagens da flor como analogia ao deus do Sol.

O nome científico do girassol é Helianthus Annuus, que significa justamente a “flor do Sol” — e não é para menos. A planta tem uma característica particular, que é a de ser heliotrópica, ou seja, o seu caule gira sempre para manter a posição da flor direcionada ao Sol e facilitar o seu crescimento.

planta girassol

Entenda os benefícios da planta girassol

A planta girassol é uma flor que se destaca em todos os jardins ou na decoração de ambientes. Ela cresce e se desenvolve bem em temperaturas altas, suportando índices próximos a 40° C! Por ser tão versátil, ela traz várias vantagens para a casa de quem a cultiva ou para a residência de quem a recebe como presente. Confira os principais benefícios a seguir.

Traz força

O girassol é uma flor que gosta de luz e de espaço. Para alcançar esses objetivos, ela se movimenta, gira seu caule acompanhando a trajetória do Sol e consegue encarar e sobreviver às intempéries.

Cria um sentimento de conforto

Como está sempre seguindo a rota solar, a flor harmoniza luz e sombra, incentiva a conciliação, sugere calor, aconchego e conforto para o corpo e para a mente.

Incentiva a amizade

A sua cor amarela significa alegria, dignidade, respeito, felicidade e lealdade. São atributos indispensáveis para a conquista e a consolidação da amizade.

Vibra o sucesso e a exuberância

Por apresentar características que o assemelham ao Sol, o girassol possibilita boas vibrações nos espaços, sempre relacionadas à beleza, exuberância, sorte e vitórias.

Estimula o amor e a vida feliz

A energia de sua cor e a imponência de seu formato são atributos que estimulam uma vida mais alegre, cercada de bons sentimentos, como o respeito, a solidariedade, a honestidade e o amor.

Saiba como plantar um girassol

Para plantar um girassol, você não precisa de muito esforço. Basta saber a técnica correta, independentemente do local — no vaso ou no solo. Se for deixá-lo dentro de casa, por exemplo, basta utilizar um vaso grande e investir em mudas menores.

Se a ideia é colorir o jardim e outras áreas externas, aposte nas mudas maiores, de modo que possam atingir seus tamanhos naturais — um girassol é capaz de atingir de 1 até 4 metros de altura!

Para facilitar o plantio, utilize previamente um papel toalha molhado e coloque as sementes dentro dele, dobrando-o. Depois, envolva-o com um saco plástico e deixe descansar por 48 horas. Isso faz com que as sementes do girassol germinem mais depressa, ficando prontas para serem colocadas na terra.

O solo, por sua vez, precisa estar drenado e ter um buraco de mais ou menos 50 centímetros de profundidade — ou apenas 5 centímetros para um vaso comum. No último caso, também é importante utilizar elementos que facilitem a drenagem da água, como pedras, cascalho ou até mesmo pedaços de telha ou de tijolos. Depois, lembre-se de fazer a rega diariamente, a fim de que as sementes “vinguem” e a muda comece a surgir.

Aprenda os cuidados necessários para cultivar a planta

Para o cultivo, contudo, são necessários alguns cuidados específicos, de forma que a sua planta fique saudável e permaneça florindo a cada ano. O mais importante, por exemplo, é deixar a flor em um local que receba luz direta do sol, principalmente se estiver plantada em um vaso.

Em relação à iluminação, o seu girassol vai precisar de pelo menos 4 horas diárias. Como a incidência solar é necessária, lembre-se de regar a planta com frequência, sem encharcar demais a terra — que deve estar devidamente preparada e fertilizada (à base de nitrogênio), para que a muda se desenvolva com força e beleza. Aliás, vale destacar que essa espécie, especificamente, gosta de um pH neutro.

Geralmente, o girassol floresce apenas uma vez ao ano, na primavera ou no verão. Logo, não é necessário realizar várias podas, principalmente no caso de vasos solitários. Entretanto, se você cultiva mais de uma muda, o ideal é podá-las para que uma planta não derrube a outra devido à proximidade. Retire também as folhas e as flores fracas, para que ela se fortaleça e tome um aspecto mais bonito e saudável.

⠀⠀

Veja mais curiosidades sobre o girassol

O girassol é uma planta com uma flor muito bonita que faz a diferença no jardim ou na decoração. É uma espécie que se destaca de longe tanto pela cor quanto pelo formato. Além de um ótimo presente e de uma alternativa irreverente para a jardinagem, o paisagismo e a composição de ambientes, existem outras curiosidades sobre a flor:

  • é um dos símbolos da Páscoa, pois traduz a procura da luz, que é Jesus. Da mesma forma que a planta segue o Sol, os cristãos fazem do Cristo “o caminho, a verdade e a vida”;
  • as suas sementes são utilizadas na produção de óleo de cozinha, biodiesel, manufatura de lubrificantes e sabonetes, além de servirem como alimento para pássaros;
  • o seu caule contém uma fibra que pode ser aplicada na fabricação de papel;
  • as suas folhas e sementes são usadas como antigripal, diurético, expectorante, contra as afecções estomacais, pulmonares, de garganta, debilidades orgânicas e dores de cabeça, febres intermitentes, inclusive as da malária, úlceras, feridas, contusões, escoriações e como tônico estimulante, principalmente para o apetite das crianças;
  • os templos astecas eram decorados, e as sacerdotisas coroadas com suas flores;
  • os maias fabricavam um extrato de pétalas indicado como afrodisíaco;
  • no México, as pétalas são refogadas em óleo e depois consumidas para garantir a felicidade dos noivos no casamento;
  • a tradição popular húngara diz que basta colocar sementes de girassol na janela, no princípio da gravidez, para que nasça um menino;
  • uma das crendices brasileiras afirma que pôr sementes da planta ao sol cura a infertilidade;
  • na Espanha, acredita-se que onze flores de girassol trazem sorte.

Com certeza, depois de conhecer o significado da planta girassol, ela conquista uma posição privilegiada entre as opções de flores para a sua casa e para presentear quem você ama com toda a energia e positividade. Se você pretende plantar e cultivar a muda em casa, vale apostar nas dicas destacadas aqui no post.

Então, o girassol encantou você? Que tal curtir belos arranjos com essa flor maravilhosa?

Deixe um comentário