Descubra os tipos de Begônia e como cuidar de cada uma delas

ico admin ico 01/08/2019

As begônias são flores incríveis, mas você conhece todos os tipos de begônia? Fizemos uma postagem especial para você ficar sabendo de tudo sobre esse linda flor.

Manter um jardim farto com muitas flores é o sonho de quem ama plantas, não é mesmo? A begônia é uma flor muito apreciada e de fácil cultivo. Destaca-se por apresentar flores coloridas e encantadoras. Apesar de existirem muitas variedades, alguns tipos de begônia são mais conhecidos e mais facilmente encontrados.

Ela pertence à família Begoniaceae e sua utilidade é basicamente ornamental, uma vez que é vistosa e enfeita qualquer ambiente. Com o tempo essa linda planta ganhou alguns significados e simbologias, como felicidade e prosperidade.

Neste post, você vai saber um pouco mais sobre essa delicada flor e como cultivá-la. Continue a leitura e confira!

 

Quais os tipos de Begônia mais conhecidos?

Existem muitos tipos de begônia, porém a tuberosa é a mais comum, pois floresce em buquês bem coloridos, e a rex é a que está em alta no mercado. As duas são muito requisitadas, visto que ambas contam com flores bonitas e coloridas. Confira outros tipos:

  • preta;
  • metálica;
  • ulmifolia;
  • venosa;
  • cerosa, entre outras.

 .

Qual o significado da begônia?

Ter essa flor em casa, para muitos, significa trazer bons fluidos para sua residência. A planta é sinônimo de felicidade, prosperidade, cordialidade e delicadeza. Afinal, quem não quer essas bençãos em sua vida?

 

Como cultivar begônias?

A begônia requer alguns cuidados em seu cultivo. Vamos começar falando do vaso, visto que será um fator decisivo para o desenvolvimento de sua planta. De nada adianta plantá-la em um vaso pequeno, pois a falta de espaço impedirá a expansão de suas raízes — o que prejudicará a troca de nutrientes.

Por isso, a primeira dica é escolher um vaso de tamanho médio a grande para que ela se desenvolva sem problemas e suas flores nasçam normalmente durante o ano. Lembrando que as flores da begônia nascem e murcham em todas as estações do ano.

 

O solo ideal para plantar a Begônia

O solo ideal para o cultivo da begônia deve ser ácido e misto, visto que ela necessita de um pH mais baixo. O preparo do solo consiste em uma parte composta por areia e terra e a outra por esterco de gado ou húmus de minhoca.

 

Como regar

Para manter as begônias bonitas e vistosas por bastante tempo, o ideal é regá-las diretamente na terra a cada quatro dias. Dessa forma, as raízes se manterão úmidas, porém sem ficarem encharcadas.

Outra instrução importante é não molhar as flores nem as folhas. Assim, elas se mantêm viçosas e saudáveis. E lembre-se de que em dias quentes as plantas devem ser regadas com maior frequência.

 

Como adubar

As begônias necessitam de adubagem a cada 60 dias. Para isso, cubra a região em volta da planta com 2 cm de substrato rico em matéria orgânica. Limpe-a a cada semana, retirando as folhas e galhos secos. Observe que, quando as folhas ficarem com uma coloração amarronzada, será necessário mais umidade na terra.

Evite encharcar a terra fazendo muita irrigação. O ideal é dar um tempo entre elas, para que o solo seque um pouco e aí, sim, irrigá-la novamente. E não esqueça que os vasos devem ter furos embaixo para permitir o escoamento.

 

Qual o melhor local para manter as begônias?

As begônias devem ser mantidas em ambientes sem ar-condicionado e com bastante luz natural, sem a incidência direta do sol. São plantas sensíveis e não suportam mudanças bruscas de temperatura, assim como o excesso de água.

 

Quais as melhores ocasiões para dá-las de presente?

As begônias se apresentam com maior facilidade nas tonalidades laranja, cor-de-rosa, amarela e vermelha. Devido a essa quantidade de cores é uma flor muito utilizada na decoração e ornamentação de espaços.

São flores ideais para serem dadas de presente em ocasiões especiais, como no dia dos namorados, dias das mães, entre outras datas importantes.

tipos de begônia ikebana flores

Interessou-se pelos tipos de begônia? O que acha de encomendar um arranjo? A floricultura Ikebana Flores disponibiliza para seus clientes essa e muitas outras variedades de flores. Você pode adquirir um vaso de begônia em uma linda embalagem por apenas R$ 99,00. E o melhor: se você mora em Minas Gerais, entregamos em sua casa!

Gostou deste post? Então visite o nosso site e conheça outras flores igualmente lindas para cultivar em sua casa!

Deixe um comentário