Urban jungle: 8 dicas para criar seu projeto

ico admin ico 15/04/2021
Urban Jungle

Urban Jungle ou floresta urbana é uma tendência de decoração que está ganhando cada vez mais adeptos. O objetivo é resgatar o contato com a natureza, proporcionando bem-estar, estímulo visual e sensorial.

Nesse artigo apresentamos 8 dicas para projetar um espaço aconchegante em sua casa, utilizando plantas e materiais que remetam ao meio ambiente.

Conceito de Urban Jungle

Urban Jungle é um estilo de decoração que usa plantas e outros elementos da natureza para ornamentar o interior das residências. A expressão em inglês pode ser traduzida como ‘floresta urbana’ e é exatamente isso que a tendência propõe.

O objetivo da Urban Jungle é trazer o meio ambiente para dentro das casas, proporcionando aos seus habitantes aconchego e bem-estar. Do mesmo modo, a tendência é muito utilizada por pessoas que vivem em grandes centros urbanos e têm pouco contato com a natureza. Por fim, a decoração Urban Jungle não tem apenas valor estético, mas conceitual e de saúde. 

A intenção dos adeptos desse estilo de decoração é resgatar nossa relação com o verde, com as plantas, com os cheiros e sons da natureza. Por outro lado, o conceito também tem um propósito de sustentabilidade

Vamos conhecer mais sobre a Urban Jungle? Continue a leitura e descubra se essa tendência faz sentido para você e para a decoração da sua casa. 

Urban Jungle

Antes de apostar em um projeto no estilo Urban Jungle, é fundamental pensar sobre algumas questões relativas a tempo, espaço e personalidade. 

Disponibilidade

Plantas exigem dedicação e disponibilidade. Embora algumas espécies sejam mais fáceis de cuidar, outras precisam de manutenção. Então, avalie se ter muitas plantas em casa se enquadra na sua rotina. 

Personalidade

A Urban Jungle tem como características ser uma decoração marcante e vistosa. Afinal, a ideia é criar, em casa, algo que se assemelhe a uma pequena floresta. Se seu estilo é discreto e minimalista, talvez essa tendência não combine com você. Por outro lado, invista nesse conceito se a ideia é ter um ambiente com muita personalidade. 

Espaço físico

Na verdade, não existe nenhuma restrição de espaço para montar uma mini-selva. O tamanho do ambiente é irrelevante, desde que o projeto seja adequado e proporcional. Outros fatores importantes são a incidência de luz e a ventilação.

Algumas plantas precisam de sol direto e são ideais para sacadas. Enquanto outras se desenvolvem bem em ambientes internos. Existem também aquelas espécies mais sensíveis, por isso vale observar se sua Urban Jungle ficará exposta ao ar condicionado, por exemplo. 

8 dicas para criar uma Urban Jungle

Hora de colocar a mão na massa e projetar sua pequena floresta urbana. Preparamos 8 dicas para montar uma Urban Jungle incrível. Confira!

1. Prefira espécies que gostam de sombra

Como a ideia principal dessa tendência é trazer a natureza para dentro de casa, invista em espécies que gostam de sombra. Algumas folhagens consideradas de sol precisam de exposição direta para crescerem saudáveis. É o caso da babosa, do pacová e da crassula. 

Se o ambiente escolhido para o projeto só recebe luz pela abertura das janelas ou cortinas, evite essas espécies. Prefira plantas de sombra, como:

  • suculentas e cactos;
  • samambaias;
  • cróton;
  • iuca (Yucca);
  • palmeira-leque e palmeira-ráfia
  • árvore-da-felicidade;
  • espada de São Jorge;
  • zamioculcas;
  • peperômia
  • camedórea-elegante;
  • ciclanto;
  • costela de Adão e jiboia;
  • maranta. 

Urban Jungle

2. Na Urban Jungle, diversidade é a palavra

Se a intenção é reproduzir uma floresta em casa, nada melhor do que investir na diversidade de espécies, não é mesmo? Escolha plantas de diferentes tamanhos, portes e cores. Porém, cuidado para não exagerar na variedade. Além disso, o ideal é criar uma harmonia entre elas, para que o conjunto seja visualmente agradável. 

O objetivo é usar a variedade de folhagens para causar impacto e aumentar a sensação de estar em uma verdadeira floresta urbana. 

3. Aposte em móveis de materiais naturais

Materiais naturais como palha, madeira e bambu são ideais para a mobília do espaço. Afinal, se o objetivo é simular um cenário de natureza, o entorno deve transmitir essa sensação. Mesas, cadeiras, racks, vasos e aparadores fabricados nesses materiais devem ser incluídos ao projeto. Assim, o mobiliário estará perfeitamente integrado ao conceito. 

Urban Jungle

4. Escolha as espécies de acordo com as características do ambiente

Já falamos que iluminação e ventilação são pré-requisitos para todas as plantas, em maior ou menor escala. Por isso, antes de adquirir uma espécie pela beleza, procure descobrir qual é o seu porte e que tipos de cuidados ela exige. Se o projeto da Urban Jungle foi pensado para uma sacada, espécies que crescem mais ficarão perfeitas. No caso de uma sala, escolha plantas pequenas em vasos pequenos. 

5. Explore a cor verde e brinque com diferentes alturas

Para deixar o projeto ainda mais harmonioso, use verde para decorar. Isso vale para o revestimento ou pintura das paredes e também para os objetos. Invista em diferentes tonalidades para deixar o ambiente agradável e dar profundidade à composição. Aposte nessa cor. Afinal, o verde não precisa ficar restrito às plantas. 

O uso de plantas com diferentes tamanhos também criam a sensação de que estamos realmente em uma floresta. O mesmo vale para espécies mais altas ou folhagens mais robustas. Diversifique!

Urban Jungle

6. Itens de decoração são bem-vindos na Urban Jungle

Outra dica muito válida para dar profundidade e contraste é a decoração. Escolha vasos e cachepôs alternando entre maiores e menores, apostando também em diferentes materiais. Livros formam um suporte interessante para vasos pequenos. Prateleiras de madeiras em diferentes alturas criam desníveis virtuais. Use a criatividade e aproveite peças que você tem em casa. 

7. Se o espaço é pequeno, a solução é um jardim vertical

Nas grandes cidades, os apartamentos ficaram cada vez menores, concorda? Nesses casos, o projeto de uma Urban Jungle pode contar com um jardim vertical para trazer a natureza para perto de você. O ideal otimizar o espaço aproveitando as paredes. Essa ideia funciona muito bem em varandas ou sacadas. 

Para a estrutura do seu jardim vertical, use pallets, suportes de treliça ou ripados. Também podemos aproveitar canos de PVC ou tábuas de madeira. Basta escolher a parede e mãos à obra. 

Jardim vertical

8. As folhagens são as protagonistas

As flores não estão proibidas em uma Urban Jungle. No entanto, as folhagens devem ser as estrelas do projeto. Espécies em diferentes tons são bem-vindas, desde que o verde predomine. Pequenas flores podem entrar na composição, mas não com grande destaque. Use-as apenas para dar algum ponto de cor. 

Que tal? Esperamos que nossas dicas inspirem você para criar seu projeto e desenvolver uma Urban Jungle na sua casa. É uma oportunidade incrível para estar perto da natureza, mesmo nas áreas urbanas.

Por Ana Bittencourt (MTb 14.265)

Os comentários estão fechados.