Valentine’s Day: Por que essa data é tão especial?

ico admin ico 05/02/2021

Se você já se apaixonou alguma vez, com certeza ouviu falar dessa data. No Brasil, o Valentine’s Day, conhecido como Dia de São Valentim, não é tão popular quanto nos Estados Unidos, onde surgiu. Porém, muitos casais enamorados aproveitam o 14 de fevereiro para celebrar o amor.

Mas você conhece a origem do Valentine’s Day? Sabe em quais lugares do mundo a data é comemorada? Acompanhe a leitura para descobrir mais. 

Onde surgiu o Valentine’s Day?

 O dia 14 de fevereiro ganhou popularidade nos Estados Unidos, mas Valentim, o sacerdote que deu nome à data, era italiano. São Valentim foi condenado à morte, no século III, por defender o direito de soldados do Império Romano ao casamento. 

Naquela época, o imperador Claudio II acreditava que soldados que viviam em uma união estável eram maus combatentes e não tinham bom desempenho nas batalhas. Por isso, ele decidiu proibir os casamentos.

Porém, Valentim decidiu promover casamentos de soldados às escondidas. O imperador descobriu o segredo e mandou prender o sacerdote. 

Mesmo na prisão, Valentim estava apaixonado por uma mulher a quem enviava cartas de amor com frequência. As mensagens eram assinadas com a frase “Do seu Valentim”. 

O gesto do sacerdote acabou se perpetuando através dos séculos. E até hoje, casais apaixonados enviam cartões com palavras de amor ao ser amado. 

Países onde o Valentine’s Day é comemorado

Além dos Estados Unidos, a data é comemorada também no Canadá, Reino Unido, Itália, Suécia e Japão. No Brasil, o dia dedicado aos namorados foi transferida para 12 de junho, como uma estratégia para aquecer o comércio e movimentar as vendas. Confira a seguir como algumas nações celebram o Valentine’s Day.

1. Romênia

No país do sudeste europeu, a comemoração ocorre em 24 de fevereiro, dez dias depois da data americana. Nessa data é feriado nacional na Romênia, chamado de Dragobete, uma mistura de Dia dos Namorados (ou Day for Lovers) e celebração da primavera. 

O dia marca o início da nova estação e os romenos se despedem de um rigoroso inverno. Por lá, é tradição noivar em 24 de fevereiro. Os casais saem de casa para colher flores e os amigos molham o rosto dos apaixonados para desejar-lhes boa sorte. 

2. França

Alguns historiadores dizem que a primeira carta de Valentine’s Day foi escrita na França, no ano de 1415, pelo Duque d’Orleães. Nos dias atuai, a vila francesa Valentine se torna a capital mundial do romance entre os dias 12 e 14 de fevereiro. 

Os apaixonados decoram árvores, jardins, casas e espaços públicos com cartões, rosas e pedidos de casamento. Outra tradição dos franceses é o plantio de uma árvore no dia 14 de fevereiro, para representar o amor compartilhado entre os casais. 

3. Coreia do Sul

Os coreanos não celebram o amor apenas em 14 de fevereiro. Naquele país, o décimo quarto dia de todos os meses do ano é lembrado de alguma forma. 14 de maio, por exemplo, é chamado de “Dia das Rosas”, já o 14 de julho é conhecido com o “Dia dos Beijos”. 

Mas é em fevereiro que as coreanas presenteiam os namorados com chocolates. E cada tipo de relação recebe um chocolate diferente. No dia 14 de março, é a vez dos namorados coreanos presentearem suas amadas no “Dia Branco”. 

E se você pensa que os solteiros são esquecidos na Coreia do Sul, está enganado. O dia 14 de abril é dedicado a eles, quando os “avulsos e disponíveis” se vestem de preto e jantam juntos um macarrão tingido da mesma chamado jjajang myeon, feito com carne de porco e frutos-do-mar. 

4. Filipinas

No 14 de março ocorrem muitos casamentos em massa no país. Isso acontece por uma iniciativa do governo filipino quando decidiu patrocinar eventos para que os jovens casais apaixonados pudessem contrair matrimônio. 

Assim, as cerimônias coletivas ocorrem em diferentes lugares como shopping centers e outros espaços públicos. As festividades reúnem centenas de casais que desejam se unir ou renovar os votos de casamento. 

5. Gana

O país africano costuma celebrar o “Dia do Chocolate”, em 14 de fevereiro. Infelizmente, a tradição por lá não é baseada em uma histórica romântica, mas uma estratégia do governo para incrementar o turismo nacional.

Gana é um dos maiores produtores de cacau do mundo, por isso, o governo uniu o útil ao agradável. Na data ocorrem shows, eventos diversos e jantares temáticos em restaurantes pelo país afora, tudo regado a muito chocolate. A iguaria também é o presente escolhido entre os casais. 

No Brasil, os casais têm a sorte de contar com duas datas para expressar seus sentimentos: o Valentine’s Day, em 14 de fevereiro, e o Dia dos Namorados, em 12 de junho. E você sabe quais são os presentes mais procurados nessas ocasiões? As flores, claro! 

Então, não deixe o Valentine’s Day passar em branco. Lembre-se que você pode contar com a Ikebana Flores para preparar uma surpresa ao seu amor com as mais belas flores. Esperamos você!

Por Ana Bittencourt (MTb 14.265)

Deixe um comentário