Como escolher os vasos para arranjos de flores em casa?

ico admin ico 10/09/2019

Vasos para arranjos de flores podem ser um elemento crucial para a decoração da sua casa, trazendo charme e sofisticação, sabia disso?

vasos para arranjos de flores

Plantas e flores combinam com qualquer ambiente. Afinal, além de trazerem alegria e um toque de cor, elas melhoram a qualidade do ar e trazem maior vivacidade aos cômodos da casa. No entanto, para garantir o sucesso da decoração e uma boa sobrevida para suas plantas, é preciso alguns cuidados. E o primeiro deles é saber escolher vasos para arranjos.

Quer acertar nessa escolha? Então, continue lendo este post para garantir que seus vasos sejam bonitos e funcionais, além de aprender alguns cuidados para manter a beleza dos seus arranjos!

 

Como usar vasos na decoração?

Quando o assunto é flores, não faltam opções de tamanhos, cores e formatos. Além disso, no caso dos arranjos naturais, elas não só renovam o ambiente como também exalam o seu perfume pela casa! Mas, para harmonizá-las da melhor forma, é importante atentar nos vasos.

Seja qual for o seu tamanho, o ideal é que os vasos sejam proporcionais ao ambiente e combinem com os outros elementos decorativos, criando assim um visual harmônico. Texturas e cores também são bem-vindas aqui, desde que combinem com o tipo de arranjo — dê preferência aos menos coloridos — e os móveis da casa.

Aliás, o estilo da sua decoração é um fator essencial a ser considerado. Confira, a seguir, alguns dos vasos ideais para cada estilo:

  • decoração delicada — porcelana, espelho, vidro ou cristal;
  • decoração sofisticada — peças metálicas em tons de ouro, prata e bronze;
  • decoração rústica — cerâmica, fibras naturais, cimento, pedra, cortiça, barro.

De forma geral, o mais importante é manter esse equilíbrio entre o material da peça, o tipo de planta disposta e o resto da decoração no ambiente. Só não se esqueça, é claro, da funcionalidade do vaso: garantir boas condições de vida para os seus arranjos.

 

Como escolher os melhores vasos para arranjos de flores?

De fato, vasos são fundamentais para que as plantas mantenham sua exuberância e consigam se desenvolver com saúde. Por isso, na hora de montar seus arranjos, é muito importante escolher uma peça que atenda às necessidades específicas de cada planta.

vasos para arranjos de flores em casa

Para lhe ajudar como isso, vejamos a seguir 3 aspectos que você deve considerar na hora da escolha dos vasos.

 

1. Tamanho da planta

Cada espécie vegetal exige tamanhos de vasos para arranjos de flores diferentes, que devem ser proporcional ao tamanho médio da raiz e ao porte esperado da planta.

 

2. Usos do vaso

Enquanto os vasos pequenos são ideais para decoração, já que são mais delicados e podem ser facilmente trocados de lugar, peças maiores têm melhor capacidade de drenagem, evitando a decomposição das raízes da planta.

 

3. Material utilizado

O material do vaso deve ser escolhido de acordo com o lugar aonde o arranjo floral será colocado. Madeira, metal e plástico são mais indicados para ambientes internos, já que se deterioram facilmente quando expostos ao sol. Já os vasos de cerâmica, barro, concreto e fibra de vidro são ideais para condições externas.

Além disso, vale dizer que o material do vaso influência o próprio desenvolvimento da planta:

  • plástico — dificulta o surgimento de pragas;
  • cerâmica — têm maior capacidade de retenção de água e mantém o solo úmido;
  • cimento — resistente em ambientes externos, é ideal para plantas de grande porte;
  • fibra de coco — substituto do xaxim, apresenta alta capacidade de drenagem;
  • vidro — muito usado para arranjos florais e plantas cultivadas na água.

.. 

Quais cuidados se deve ter para manter os arranjos em vasos?

Para manter a beleza dos seus arranjos naturais, é essencial tomar alguns cuidados básicos — como realizar a rega ou troca de água na frequência certa e retirar folhas e flores mortas. Conhecer a espécie do vegetal é muito importante nesse sentido, para que você saiba avaliar a quantidade de água necessária para cada planta.

No caso dos arranjos florais mantidos na água, ainda que algumas flores sejam mais resistentes, sua duração média é de uma semana. Então, para garantir a durabilidade das flores, evite ambientes com ar-condicionado e mantenha os vasos sempre limpos, fazendo a troca diária da água.

vasos para arranjos de flores vasos pequenos

Já os arranjos plantados oferecem maior resistência, mas ainda é importante considerar as características de cada planta (necessidade de luz, rega, adubação e acréscimo de terra) na hora dos cuidados.

Enfim, gostou da leitura? Agora que você já sabe como escolher os melhores vasos para arranjos de flores, que tal se aprofundar no assunto? Confira mais sobre como montar lindos arranjos!

Deixe um comentário