Skip to content
Conheça os diferentes aromas florais presentes nos vinhos
Sentir a fragrância do vinho é uma das etapas da degustação. E como escolher a...

Conheça os diferentes aromas florais presentes nos vinhos

Sentir a fragrância do vinho é uma das etapas da degustação. E como escolher a bebida com aromas florais para celebrar a chegada da Primavera? O cheiro de flores pode ser encontrado em vários rótulos e promovem uma experiência olfativa marcante.

O aroma não é adicionado à bebida, mas surge durante o processo de produção no qual a uva se transforma em álcool. Nem todos podem perceber inicialmente o cheiro das flores no vinho, pois são bastante delicados. Tudo depende do tipo de fruta e do local em que é feito.

Neste artigo, vamos mostrar em quais vinhos são encontrados aromas florais de acordo com a uva usada. Continue a leitura para se inspirar e brindar a estação mais florida do ano.

Conheça os aromas florais nos vinhos

As propriedades do vinho dependem da uva, pois cada uma tem suas características. Ainda têm influência o clima, a luz solar que recebem, a altitude e até mesmo o local onde foi plantada. Além de interferir no sabor, todos os fatores influenciam o aroma.

Um vinho contém aromas primários, secundários e terciários. Os primários incluem os florais e frutados. As notas de flores são sentidas assim que o vinho entra em contato com o ar ao ser colocado na taça. A experiência olfativa vai depender das castas utilizadas, do grau de maturidade da uva e do terroir —extensão de plantio. Isso porque as flores transmitem suas características às frutas pelas raízes.

Os aromas secundários surgem no processo de vinificação e os terciários com o envelhecimento do vinho. Por isso, se a ideia for saborear um vinho com toques florais, opte pelos mais jovens. Essa bebida é feita somente de uvas e fermentação e qualquer cheiro e sabor que possam apresentar são resultado dos fatores apresentados acima.

Rosas

O aroma de rosas é muito encontrado em vinhos italianos, em especial os feitos com uvas Torrontés, Moscato ou Nebbiolo.

Rosas secas

É um aroma típico de vinhos feitos a partir da uva Tempranillo, usada na fabricação de muitos rótulos espanhóis.

Violeta

A delicadeza da violeta pode ser sentida em vinhos feitos com Pinot Noir, uva originária da França, em bebidas leves, frescas e elegantes. O aroma também está presente nos clássicos rótulos que usam a casta Merlot, uma das mais usadas em vinícolas do mundo todo.

Hibisco

Vinhos Primitivos, muito consumidos pelos brasileiros, costumam apresentar aroma da flor de hibisco.

Flor de laranjeira

O aroma suave da flor de laranjeira pode ser encontrado em rótulos feitos com uvas Moscatel e Pinot Grigio, os quais apresentam aroma de flor de laranjeira.

Flor de acácia

Muito apreciado pelos italianos, esse aroma é encontrado no vinho branco feito com a uva Grechetto.

Entenda como apreciar o vinho

Os vinhos têm diversos elementos aromáticos já identificados em laboratório. Porém, a habilidade para saber distinguir os aromas é trabalhada com o tempo em uma experiência de acordo com a memória olfativa de cada um.

aromas florais

De toda forma, o jeito de fazer é girando delicadamente a taça para exalar o sabor. Se você agitar muito rápido, sentirá apenas o cheiro do álcool. No caso de espumantes, não agite o copo. Feche o topo da taça com a mão para concentrar o aroma.

Gostou de saber quais são os aromas florais nos vinhos? Você pode presentear uma pessoa especial combinando a bebida com o arranjo. Com certeza, a degustação vai ficar ainda mais prazerosa.

Agora que já sabe como encontrar flores nos vinhos, assine nossa newsletter. Assim, vai receber sempre conteúdos interessantes como este.

últimos posts

materiais ikebana