
As atividades infantis ficaram restritas durante pandemia, não é mesmo? E o isolamento social exige criatividade dos pais e familiares para distrair as crianças. Para tirá-las do tédio, a natureza pode ser uma grande aliada.
Um rápido passeio pelo jardim de casa, pela pracinha do prédio ou até mesmo uma escapada em um parque próximo é uma ótima oportunidade para recolher diversos materiais.
Folhas, galhos secos, sementes, pedras, flores… são elementos que, aliados à criatividade natural das crianças se transformam em passatempos divertidos ou em novos brinquedos.
Antes de começar, vamos combinar algumas regras. A mais importante delas, nesse momento de pandemia: lembre-se que qualquer passeio deve seguir os protocolos de saúde. E mais: aproveite a oportunidade para ensinar a criança a preservar a natureza. Mostre que muitos elementos podem ser encontrados no chão mesmo, basta ter olhos atentos.
Materiais para as atividades com as crianças

Após explorar áreas externas, é hora de higienizar o que trouxemos da rua. Lave pedras, galhos, folhas e sementes. Depois, deixe secar antes de começar a brincadeira.
Reúna outros materiais que você já deve ter em casa. Alguns são facilmente encontrados em papelarias ou lojas de artesanato:
- lápis de cor e canetas hidrográficas;
- guache ou aquarela;
- tesoura sem ponta;
- barbante ou fio de nylon;
- pinceis de diferentes tamanhos;
- cola plástica;
- folhas de ofício, papel sulfite ou Canson (de maior gramatura);
- botões coloridos, palitos de dente ou de picolé;
- caixas de papelão;
- materiais para artesanato em geral.
10 atividades para crianças usando elementos da natureza

1. Desenhos com folhas e flores
Use folhas de árvores e flores para decorar desenhos. Use uma folha branca, cole alguns elementos sobre o papel e estimule a criança a desenhar livremente. Dessa maneira, entre rabiscos e elementos reais, a criatividade dela vai despontar a partir de diferentes texturas.
2. Carimbos de folhas
Outra ideia utilizando folhas, secas ou não. Usando tinta guache e um pincel macio, pinte um dos lados da folha e, antes de secar, carimbe no papel. Ensine a criança para pressionar suavemente. Ela vai se surpreender como esse elemento natural vira um carimbo. Assim, será divertido descobrir novas texturas a partir das nervuras da planta.
3. Colagem com flores, folhas e galhos

Pétalas coloridas podem se transformar em asas de uma borboleta. Pequenas folhas viram asas de libélula. Gravetos e galhos podem ser as pernas de uma aranha. Tudo depende da imaginação. A ideia é mesclar desenhos livres com esses elementos, utilizando cola plástica e papel.
4. Folhas secas, tinta e material de artesanato
As folhas secas podem ser pintadas com tinta guache ou com canetinhas coloridas. Complemente com outros materiais, como aqueles pequenos olhos próprios para fazer artesanato.

5. Flores com aquarela
Use um papel de maior gramatura, como o Canson, para fazer pinturas com aquarela. Permita que a criança faça uma pintura livre, utilizando os pinceis. Por fim, quando a tinta secar, comece a colagem de outros elementos, por exemplo, pequenas flores e pétalas.
6. Modelagem com flores e massinha caseira
Com essa receita simples é possível fazer uma massinha de modelar totalmente caseira. Misture uma pequena quantidade de farinha de trigo, água, sal, óleo e corante alimentício.

Porém, explique que a massinha é para brincar e não para comer, combinado? Com ela, a criança pode soltar a imaginação para moldar o que quiser. Use flores, folhas, pétalas e sementes para decorar as esculturas do seu pequeno artista!
7. Recorte e colagem com folhas
Folhas grandes podem ser recortadas facilmente com a tesourinha sem ponta. Use plantas de diferentes cores e tonalidades para criar colagens em um papel. Os recortes e a colagem devem seguir a imaginação da criança. Explore esse momento e surpreenda-se com o resultado.
8. Pincéis vivos com arbustos

Um pequeno arbusto pode ser um ótimo material para um pincel natural. Junte alguns ramos e prenda-os em um graveto, com o auxílio de um atilho. Usando tinta guache e uma folha de papel, a criança pode pintar a vontade com seu “pincel vivo”.
9. Galhos, pinhas e papelão
Pequenos galhos, gravetos e pinhas podem ser pintados e colados para formarem bonecos divertidos. Lembra da massinha de modelar caseira? Ela também pode entrar na brincadeira.
10. Gelo florido

Além de diversão, essa dica vai ensinar a criança sobre benefícios de algumas plantas. A ideia é congelar flores e folhas, especialmente aquelas que podem ser consumidas em forma de chá, como rosas, hibisco ou camomila. Coloque as plantas em forminhas com água e leve-as ao congelador.
Depois de prontos, basta desenformar os cubos de gelo e usá-los para fazer deliciosos chás.
Que tal? Aposte na criatividade e na imaginação das crianças para fugir da monotonia. E lembre-se de poder contar sempre com a natureza para garantir qualidade de vida. Principalmente, para ajudar pais e responsáveis quando o assunto é divertir a criançada.
Por Ana Bittencourt (MTb 14.265)