As flores de coloração azul exercem um fascínio muito grande nas pessoas, principalmente porque são raras. Isso desperta curiosidade e interesse. São muito utilizadas para presentear e, certamente, surpreendem quem as recebe.

São também ofertadas como declaração de amor, bem como para transmitir sentimentos de gratidão, admiração e respeito. De fato, as flores azuis encantam, pois sua coloração rara desperta surpresa em quem é presenteado.

Na verdade, a flor azul é vista como mística, estando frequentemente associada a algo inatingível, ou seja, algo impossível. Justamente porque sua tonalidade é, muitas vezes, obtida somente por meio de adaptações genéticas.

Na literatura, o livro de Maurice Baring, chamado "A Rosa Azul" (tradução em português), faz referência a essa espécie. Nele, a princesa só se casaria com alguém que lhe trouxesse uma rosa azul, exatamente por ela representar o infinito e o inalcançável.

 

VARIEDADES DE FLORES AZUIS

 

Algumas flores azuis se destacam pela sua coloração:

● hortênsia: ligada à resistência, à paz, à dignidade, à tranquilidade e a outros bons e sinceros sentimentos;

● rosa azul: na verdade, não existe uma rosa nessa tonalidade. Ela foi criada por meio de alterações genéticas e passou a ser o símbolo da prosperidade. Algumas variações são essencialmente brancas, mas recebem água com coloração especial na base, fazendo com que suas pétalas fiquem azuis;

● orquídea azul ou blue mystic: não existe essa tonalidade nas orquídeas. Um dos métodos para conseguir a tonalidade azul consiste em uma injeção de tinta no caule de orquídeas brancas  o que não causa malefícios à planta;

● quaresmeira-azul: espécie herbácea composta por folhas ovaladas e rijas. As flores são simples e têm 5 pétalas grandes azuis com centro branco, vistosas e duráveis;

● amor-perfeito-dos-jardins: de origem euroasiática, suas flores são pequenas, delicadas, achatadas e de cores variadas;

● erva-de-santa-luzia: é uma erva de caule ereto com 3 pétalas;

● amor-perfeito-azul: flores vistosas de coloração azul-clara com máscara azul-escura;

● salva-azul: planta arbustiva, suas flores são pequenas e azuis.

● margarida-do-cabo: folhas e flores centrais diminutas e azuis

● gengibre-azul: planta rústica e suculenta, nativa do Brasil. Folhas longo-lanceoladas, verdes, brilhantes, com várias flores azuis, entre outras.

 

Os cuidados com essas plantasdependem da espécie. Geralmente, na embalagem, a floricultura envia um manual com os cuidados para mantê-las mais tempo bonitas e viçosas.

 

OCASIÕES PARA PRESENTEAR COM FLORES AZUIS

 

A flor azul é ofertada em várias situações. Ela pode ser oferecida com outros artigos em lindas embalagens, como cestas de café da manhã, ursinhos, livros etc. Veja quais os melhores momentos para presentear com flores azuis:

● bodas de casamento: pois está ligada ao amor infinito;

● aniversário: por simbolizar intensidade e devoção;

 luto: usada em situações de luto por estar associada à morte e a rituais de passagem;

● dias dos namorados: pelo mesmo motivo das bodas, o amor infinito;

● por agradecimento: está relacionada aos sentimentos de gratidão.

 

A flor azul é rara na flora nativa de qualquer lugar do mundo. Por isso, flores com essa pigmentação ganham tanta importância e são vistas como singulares e belas, despertando o desejo e a curiosidade nas pessoas. 

Por tudo isso, são utilizadas como uma forma de presentear e como uma demonstração de gratidão, respeito e amor infinito.

Destaca-se que, no Feng Shui, as flores azuis são vistas de formas controversa e, muitas vezes, são evitadas pelo fato do azul ser uma tonalidade fria. Por outro lado, podem ser ideais para locais de descanso e meditação.

2020 © Direitos Reservados