Flores de astromélias


A flores astromélias são lindas, de aparência delicada e enfeitam qualquer ambiente, podendo ser cultivadas em jardins e vasos. São encontradas em variadas cores, como amarelo, vermelho, rosa, entre outras.

Também conhecidas por carajuru, as astromélias são cultivadas em climas amenos e sua floração ocorre o ano inteiro. Devido à grande semelhança com os lírios, pelo formato de suas pétalas, são chamadas por muitos de mini lírios. São versáteis, podendo ser utilizadas para montar arranjos, buquês, canteiros entre outros.

Origem e principais caraterísticas

A astromélia pertence à família das Alstroemeriaceae e seu nome científico é Alstroemeria hybrida. Essa flor é também conhecida por outros nomes, como lírio-de Luna, lírio-peruano, lírio-dos-incas e madressilva-brasileira — além dos que citamos acima.

Originária da América do Sul, essa espécie é encontrada em países, como Chile, Peru e Brasil. Trata-se de uma variedade que vive bem em climas equatorial, mediterrâneo, temperado e tropical, necessitando do sol para crescer saudável.

Apesar de sua floração ser mais intensa durante as estações mais quentes, como primavera e verão, a astromélia nos brinda com suas flores o ano inteiro. Seu tamanho pode chegar de 40 a 60 cm de altura e seu plantio pode ser feito em vasos não muito profundos, já que ela não ocupa muito espaço.

Sua aparência é bem exótica, visto que suas pétalas se diferenciam por terem dois formatos. A parte externa apresenta uma forma mais arredondada e a interna um formato mais pontudo, dando um ar diferenciado à flor. Uma curiosidade que vale destacar sobre essa espécie é que em um caule pode haver várias flores. 

Principais cuidados

Alguns cuidados são necessários no cultivo da astromélia para que se desenvolva adequadamente. Veja:

  • regue-a duas vezes por semana;
  • plante-a no solo, pois a absorção de nutrientes será maior;
  • não deixe o solo encharcado para que a raiz não apodreça;
  • plante-a em local com sol ou bem iluminado;
  • revire e enriqueça a terra com regularidade para a renovação de nutrientes.

Tipos 

As astromélias são encontradas em algumas tonalidades, como vermelha, laranja, vinho, branca, lilás e amarela. No entanto, elas contam com um charme a mais, ou seja, apresentam umas fagulhinhas nas pétalas que dão um lindo contraste, podendo ser vermelho com amarelo, rosa com vinho, entre outras combinações. 

Ocasiões

Sua grande diversidade de cores contribui para tornar essa bela flor muito versátil, sendo utilizada em arranjos florais, buquês e vasos. Ideal para ser presenteada em qualquer ocasião importante, pois remete a nobres emoções, como união, paz e felicidade.

Sua beleza e formosura possibilita o uso na decoração de salões para variados eventos. É muito utilizada em combinação com outras espécies, como a rosa.

Significado da astromélia

A astromélia pode ser presenteada para homenagear pessoas amigas, já que seu significado tem a ver com bons sentimentos, como amizade eterna, felicidade, gratidão, paz e união. 

Possivelmente você já viu essa flor algumas vezes, mesmo que o nome pareça estranho. Na verdade, ela é a segunda flor mais vendida no mercado nacional e a maioria das pessoas não liga o nome à sua figura. Está presente em muitos buquês e arranjos que enfeitam locais e é uma espécie muito presenteada.

As flores astromélias, se bem cuidadas, florescem o ano inteiro. Trata-se de uma bela espécie para quem ama plantas. Presentear pessoas especiais com elas é um gesto de extrema gentileza, principalmente por todo o significado de amizade que ela carrega.

2020 © Direitos Reservados