Skip to content
Como criar um espaço para meditação em casa?
Meditar consiste em limpar a mente, tornando possível concentrar-se em apenas uma coisa — seja...

Como criar um espaço para meditação em casa?

Meditar consiste em limpar a mente, tornando possível concentrar-se em apenas uma coisa — seja a respiração ou um mantra. Essa atividade proporciona diversos benefícios: promove sensação de bem-estar, alivia o estresse, reduz a ansiedade e acalma. Por meio dessas vantagens é possível concentrar-se mais no estudo ou trabalho, apresentar maior rendimento e enfrentar desafios com mais tranquilidade.

Com tantos benefícios, por que não meditar diariamente? Para ter um cantinho de meditação, você não precisa de muito espaço — podendo ser montado na varanda, quarto ou até na sala. O que importa é que você consiga ficar em paz em seu lar.

Para ajudá-lo a criar esse hábito, resolvemos separar algumas dicas sobre como você pode criar um espaço para meditação em casa. Continue lendo e não perca!

Escolha um local confortável

Escolher um lugar confortável é muito importante, pois durante a meditação você precisa se concentrar, ficar à vontade e em paz. Por isso, seu cantinho de meditação deve caber você sentado e o ideal é que você sente em um local macio — seja um tapete ou uma almofada.

Opte por tons claros e relaxantes

A cromoterapia estuda a influência das cores nos sentimentos e estados mentais das pessoas que estão expostas a elas. Já foi comprovado que tons claros como cinza, branco, bege, off-white, azul e verde são cores que transmitem paz e calma. Portanto, em seu canto de meditação, utilize esses tons.

Deixe o espaço com pouca luz

Se o espaço for muito iluminado, você terá mais dificuldade para se concentrar. Portanto, opte por pouca luminosidade ou até mesmo escuridão. Mas caso o escuro seja desconfortável para você, acenda uma vela ou coloque um abajur.

Invista em aromatizadores, almofadas e plantas

Os aromas são grandes estímulos sensoriais e, por isso, podem ajudar a relaxar e acalmar por meio da redução de estresse, ansiedade e nervosismo. Os principais aromas são:

  • lavanda — reduz a produção do hormônio do estresse, o cortisol;
  • camomila — função calmante, reduz a tensão;
  • laranja — diminui a ansiedade.

Os incensos podem ser fortes para algumas pessoas. Se esse é seu caso, utilize aromatizadores líquidos. A decoração também é importante para ajudar no processo de relaxamento e concentração. Ela deve ser simples e, se possível, com plantas e flores, pois são excelentes nesse processo.

Utilize sons e aplicativos para iniciar a meditação

Colocar um som ambiente ou uma trilha sonora relaxante vai tornar o processo de meditação muito mais fácil e agradável — principalmente se você está em um lugar barulhento. Existem também aplicativos de celular que reproduzem esses sons ou com opções de meditação guiada. Esse tipo de meditação é excelente para iniciantes que não sabem como começar.

A prática de meditação é muito benéfica para a mente e para a saúde em geral, possibilitando a redução da ansiedade, estresse, nervosismo e aumento da concentração. Por isso, coloque as dicas em prática e crie seu espaço para meditação em casa.

Gostou das nossas dicas? Então curta nossa página no Facebook, assim você ficará por dentro de todos os assuntos e conteúdos que postamos!

últimos posts

materiais ikebana