Skip to content
7 espécies de flores perfumadas para tornar os ambientes acolhedores
7 espécies de flores perfumadas para tornar os ambientes acolhedores- Com um visual de tirar...

7 espécies de flores perfumadas para tornar os ambientes acolhedores

7 espécies de flores perfumadas para tornar os ambientes acolhedores-

Com um visual de tirar o fôlego, as plantas, definitivamente, enriquecem qualquer ambiente — seja ele residencial ou comercial. Não é à toa que os designers não hesitam em recorrer a elas na decoração dos espaços, garantindo estilo e charme a qualquer projeto.

No entanto, o fascínio das plantas não se limita à beleza, elas contribuem muito para a atmosfera dos ambientes — pois trazem aromas variados por meio de flores perfumadas que, além de embelezarem bastante os espaços, deixam esses locais mais acolhedores.

Assim, vamos enumerar neste artigo algumas das flores mais perfumadas e que podem deixar qualquer espaço mais sedutor. Quer saber quais são elas? Continue a leitura e veja!

1. Rosa

Quem já recebeu um buquê de rosas conhece muito bem seu perfume inconfundível. Com uma fragrância suave e marcante, a rosa perfuma qualquer espaço. É uma flor fácil de ser encontrada e pode ser cultivada em vasos e jardins. Tem diferentes cores e tipos e, além de contribuir para o décor de um ambiente, traz um agradável perfume.

2. Jasmim

Com um aroma muito delicado, o jasmim tem uma fragrância bastante conhecida. Suas flores surgem no verão e na primavera e apresentam um perfume suave e adocicado. A flor conta com muitas variedades de cores, como branco, amarelo e rosa, além de tamanhos diferentes. Seu aroma ganha intensidade à noite, por volta das 18 horas. A espécie pode ser cultivada em vasos e canteiros.

3. Lavanda

A lavanda ou alfazema (como também é conhecida) — com suas flores perfumadas azuis ou roxas — tem uma fragrância bem conhecida por todos, afinal, seu perfume é utilizado em inúmeros cosméticos. Além disso, essa bela flor é utilizada para tratamentos de insônia e ansiedade por ter propriedades calmantes. Pode ser cultivada em variadas regiões do país, mas principalmente em locais ensolarados. 

4. Gardênia

As gardênias são flores brancas que contam com um delicado perfume doce. Sua coloração é modificada após o amadurecimento da flor, que passa a apresentar tons amarelados. Uma dica de cultivo é colocá-las próximas a portas e janelas, pois isso facilita que o aroma entre e se espalhe pela casa.

5. Manacá-de-cheiro

Trata-se de uma planta muito perfumada e com uma característica bem curiosa: suas flores mudam de cor, pois nascem azuis e aos poucos se tornam brancas. Com o passar dos anos, ganham um colorido com várias tonalidades. 

Sua floração ocorre na primavera e no verão. Deve-se, no entanto, tomar cuidado para que ela não seja cultivada próxima ao quarto de crianças ou pessoas sensíveis, visto que seu cheiro é bastante forte.

6. Cravo

Essa linda espécie, que apresenta um perfume delicioso, é conhecida por muitos como a flor dos deuses, por conta de seu nome científico Dianthus — que provém do grego e significa “flores de Zeus”. Suas cores são bem diversificadas, podendo ser vermelha, amarela, rosa ou branca. É uma planta que gosta de sol. Assim, é fundamental que receba os raios solares em várias horas do dia.

7. Madressilva

A madressilva é uma espécie muito bonita e apreciada. Dá origem a lindas flores brancas que exalam um perfume delicioso e adocicado. Ela é muito utilizada em decoração de ambientes, principalmente quando associada aos jasminzinhos. A flor é simples de ser cultivada, necessitando apenas de bastante sol, água e terra bem adubada.

Como você viu, existe uma variedade incrível de flores perfumadas que podem ser utilizadas de variadas formas para dar aquele toque a mais em qualquer ambiente, seja ele residencial ou mesmo comercial. A dica é fazer arranjos floridos com essas variedades e espalhá-los pelos espaços — certamente, qualquer local ficará muito cheiroso e agradável.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe, então, o texto com seus amigos em suas redes sociais!

últimos posts

materiais ikebana