Skip to content
Dia Internacional da Mulher: celebre com flores!
O Dia Internacional da Mulher vem aí e as floriculturas já se preparam para a...

Dia Internacional da Mulher: celebre com flores!


O Dia Internacional da Mulher vem aí e as floriculturas já se preparam para a principal estrela desta data: as flores, é claro! Elas são um dos itens mais procurados para homenagear as mulheres no dia 8 de março. 

Você conhece qual é a origem desta data? Continue a leitura para descobrir porque as mulheres têm um dia dedicado a elas. Confira também nossa lista de sugestões para presenteá-las de acordo com diferentes perfis. 

Por que comemoramos o Dia Internacional da Mulher?

Apesar de ter sido oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) somente em 1975, o Dia Internacional da Mulher começou a ser construído muito antes, no início do século XX. 

E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a data não foi criada pelo comércio para alavancar a venda de artigos femininos. A data tem raízes históricas e muito significativas que marcam as conquistas das mulheres e a luta pela igualdade de gênero. 

Tudo teria começado em 1910, durante a Conferência Internacional de Mulheres Trabalhadoras, na Dinamarca. Na ocasião, Clara Zetkin, professora e jornalista alemã propôs que todas as mulheres ao redor do mundo se unissem em um mesmo dia para garantirem direitos. 

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado no ano seguinte, quando mais de um milhão de pessoas se organizaram em passeatas para reivindicar o direito ao trabalho e ao voto. Elas também reivindicavam a possibilidade de ocupar cargos públicos e o fim da discriminação. 

Desde então, a data conhecida como Internacional Women’s Day, não tem afiliação com nenhum grupo político-partidário ou ideologia. 

Porém, a cada ano, aumenta a participação de governos, organizações não governamentais, corporações e coletivos que se organizam para refletir sobre o papel da mulher na sociedade, suas condições de trabalho e igualdade de direitos. 

Para isso, são realizados debates, palestras, conferências e marchas em vários lugares do mundo. Aqui no Brasil, é muito comum homenagear as mulheres que admiramos com flores, como símbolo da beleza, da feminilidade e da força feminina. 

Confira a seguir as sugestões da Ikebana Flores para presentear mulheres de diferentes perfis. As flores têm significado. Escolha aquela que mais combina com a pessoa que você deseja homenagear com simplicidade e muito simbolismo. 

Flores para o Dia Internacional da Mulher

Sensíveis e românticas

Aposte num clássico: rosas. Elas são encontradas em diversos tamanhos, cores e formatos. As violetas também são uma ótima opção para mulheres românticas, pois essas plantas exigem atenção e carinho. Além delas, tulipas e lírios brancos são ótimas escolhas. 

Mulheres fortes

Para mulheres fortes e seguras de si, aposte nas bromélia. Essa espécie é capaz de se adaptar a qualquer ambiente, até mesmo nas situações mais adversas. Exatamente como as mulheres fortes. 

Modernas e marcantes

Para combinar com elas, escolha flores diferenciadas como as gérberas e a flor de lótus. 

Organizadas

Para quem gosta de tudo no seu devido lugar, escolha arranjos com flores do campo ou hortênsias. Elas vão adorar essas espécies. 

Comunicativas

Mulheres que adoram uma boa conversa e vive cercada de pessoas vão gostar de receber um belo arranjo de margaridas.

Exigentes

Invista nas orquídeas para agradar aquelas mulheres que apreciam o belo e gostam de um certo refinamento. As mulheres exigentes prestam atenção aos detalhes, por isso, essas flores combinam perfeitamente com elas. 

Impacientes

Para mulheres impacientes e ansiosas, escolha plantas que não exigem muitos cuidados e floresçam o ano todo. A opção nesses casos é o amor perfeito. 

Mulheres felizes e radiantes

Nenhuma espécie combina mais com aquelas mulheres que transmitem alegria de viver do que o girassol. Ele transmite alegria, força, cor e luminosidade. 

Mulheres ocupadas demais

Seria talvez a maioria delas? Afinal, é da essência feminina se envolver com inúmeras tarefas, não é mesmo? Para mulheres ocupadas é muito difícil encontrar tempo para cuidar de plantas. Nesse caso, uma opção certeira é a rosa eterna

São rosas naturais que passam por várias etapas de preservação para que sobrevivam de dois a cinco anos. Elas exigem apenas dois cuidados: não ficar exposta ao sol e não ter acesso à água. Outras sugestões para mulheres com uma rotina intensa são os cactos e as suculentas

Então, apesar de termos uma data oficial para comemorar, lembre-se que as mulheres devem ser valorizadas e reconhecidas todos os dias. As sociedades avançaram muito, mas elas ainda esperam por mudanças concretas que diminuam a desigualdade e lhes garantam direitos. 

Homenageie as mulheres importantes da sua vida, dê flores de presente. Mas não esqueça de distribuir beijos, abraços e muito carinho. 

Por Ana Bittencourt (MTb 14.265)

últimos posts

materiais ikebana