
Manter um jardim farto com muitas flores é o sonho de quem ama plantas, não é mesmo? A begônia é uma flor muito apreciada e de fácil cultivo. Destaca-se por apresentar flores coloridas e encantadoras. Apesar de existirem muitas variedades, alguns tipos de begônia são mais conhecidos e mais facilmente encontrados.
Ela pertence à família Begoniaceae e sua utilidade é basicamente ornamental. Pois, ela é vistosa e enfeita qualquer ambiente. Com o tempo essa linda planta ganhou alguns significados e simbologias, como felicidade e prosperidade.
Neste post, você vai saber um pouco mais sobre essa delicada flor e como cultivá-la. Continue a leitura e confira!
Quais os tipos de begônia mais conhecidos?

Existem muitos tipos de begônia, porém a tuberosa é a mais comum, pois floresce em buquês bem coloridos, e a rex é a que está em alta no mercado. As duas são muito requisitadas, visto que ambas contam com flores bonitas e coloridas. Confira outros tipos:
- preta;
- metálica;
- ulmifolia;
- venosa;
- cerosa, entre outras.
.Qual o significado da begônia?

Ter essa flor em casa, para muitos, significa trazer bons fluidos para sua residência. A planta é sinônimo de felicidade, prosperidade, cordialidade e delicadeza. Afinal, quem não quer essas bênçãos em sua vida?
Como cultivar diferentes tipos de begônias?

A begônia requer alguns cuidados em seu cultivo. Vamos começar falando do vaso, visto que será um fator decisivo para o desenvolvimento de sua planta. De nada adianta plantá-la em um vaso pequeno, pois a falta de espaço impedirá a expansão de suas raízes — o que prejudicará a troca de nutrientes.
Por isso, a primeira dica é escolher um vaso de tamanho médio a grande para que ela se desenvolva sem problemas e suas flores nasçam normalmente durante o ano. Lembrando que as flores da begônia nascem e murcham em todas as estações do ano.
O solo ideal para plantar uma begônia
O solo ideal para o cultivo da begônia deve ser ácido e misto, visto que ela necessita de um pH mais baixo. O preparo do solo consiste em uma parte composta por areia e terra e a outra por esterco de gado ou húmus de minhoca.
Como regar
Para manter as begônias bonitas e vistosas por bastante tempo, o ideal é regá-las diretamente na terra a cada quatro dias. Dessa forma, as raízes se manterão úmidas, porém sem ficarem encharcadas.
Outra instrução importante é não molhar as flores nem as folhas. Assim, elas se mantêm viçosas e saudáveis. E lembre-se de que em dias quentes as plantas devem ser regadas com maior frequência.
Como adubar
As begônias necessitam de adubagem a cada 60 dias. Para isso, cubra a região em volta da planta com 2 cm de substrato rico em matéria orgânica. Limpe-a a cada semana, retirando as folhas e galhos secos. Observe que, quando as folhas ficarem com uma coloração amarronzada, será necessário mais umidade na terra.
Evite encharcar a terra fazendo muita irrigação. O ideal é dar um tempo entre elas, para que o solo seque um pouco, e então, irrigá-la novamente. E não esqueça que os vasos devem ter furos embaixo para permitir o escoamento.
Qual o melhor local para manter as begônias?

As begônias devem ser mantidas em ambientes sem ar-condicionado e com bastante luz natural, sem a incidência direta do sol. São plantas sensíveis e não suportam mudanças bruscas de temperatura, assim como o excesso de água.
Quais as melhores ocasiões para presentear com begônias?
As begônias se apresentam com maior facilidade nas tonalidades laranja, cor-de-rosa, amarela e vermelha. Devido a essa quantidade de cores é uma flor muito utilizada na decoração e ornamentação de espaços.
São flores ideais para serem dadas de presente em ocasiões especiais, como no Dia dos Namorados, dias das mães, entre outras datas importantes.

Interessou-se pelos tipos de begônia? O que acha de encomendar um arranjo? A floricultura Ikebana Flores disponibiliza para seus clientes essa e muitas outras variedades de flores.
Gostou deste post? Então visite o nosso site e conheça outras flores igualmente lindas para cultivar em sua casa!