Um ambiente florido é sempre agradável e cheio de vida, não é mesmo? Com as cidades se tornando cada vez mais tóxicas com a poluição, o ato de cultivar e incluir plantas nos espaços deixou de ser apenas um efeito estético e passou a desempenhar um papel importante na purificação do ar e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
O problema é que nem todos podem desfrutar de ambientes assim. O motivo? Algumas pessoas têm alergia a flores. Infelizmente, a irritação no nariz, nos olhos, constipação e outros sintomas podem ser intensificados com a presença de algumas espécies de plantas.
Você acha que tem alergia a flores e não quer abrir mão das plantinhas? Não se preocupe, pois nem todas as espécies fazem mal à saúde. Continue lendo e aprenda a identificar quais flores provocam ou não alergias e, no caso de isso acontecer, por que e como acontecem os sintomas. Boa leitura!
Por que algumas pessoas têm alergia a flores?
Nós estamos acostumados a lidar com alergias à poeira, insetos, alguns tipos de alimentos etc. Mas a alergia a flores pode ser uma novidade para a maioria das pessoas, sendo o pólen o principal vilão da história.
Esse pó fino produzido no interior das flores é muito leve e, por isso, facilmente levado pelo ar. E é assim que as plantas conseguem se reproduzir sem precisar sair do lugar. O problema é que o pólen de certos tipos de plantas podem causar alergia nas pessoas.
Quais são os sintomas?
A primavera chega e a sensação é de que a mãe natureza trouxe beleza e cores para todo mundo, mas para você só reservou espirros, nariz entupido e olhos lacrimejando.
Os sintomas surgem, geralmente, quando há mais flores e árvores brotando por aí. Mas quem é alérgico pode sofrer com o problema durante o ano todo se não souber evitar certos tipos de plantas, principalmente dentro de ambientes fechados.
Se você não sabe se tem alergia a flores, é bom realizar um teste de pele ou de sangue. Mas, no geral, é possível perceber alguns sintomas que surgem após o sistema imunológico começar a produzir histamina para combater o invasor — o pólen:
- espirros;
- tosse;
- pigarro;
- nariz entupido e escorrendo;
- olhos coçando e lacrimejando;
- garganta coçando ou dolorida.
Como funciona o tratamento?
Se você concluiu que realmente tem alergia a flores por meio de um teste de pele, por exemplo, a melhor forma de tratar é com medicamentos simples, como bloqueadores de histamina ou sprays nasais, além de remédios prescritos por um médico em casos mais graves.
Outra forma de tratar é tomando vacinas, com pequenas doses do componente que causa a sua alergia. Com a aplicação periódica, o seu corpo vai se acostumando com a substância e, aos poucos, vai deixando de reagir de forma negativa ao pólen.
Flores que podem provocar alergia
Apesar de o tratamento ser simples, a melhor forma de evitar a alergia a flores é saber identificar quais espécies provocam o problema em você. As mais frequentes são as gramíneas, como os cereais, a relva e a erva-príncipe.
Mas também existem algumas árvores que produzem pólen alergênico: o cedro e a oliveira são os mais conhecidos. Além dessas, outras plantas causam alergias, como:
- camomila;
- margarida;
- girassol;
- caruru;
- crisântemo;
- jasmim videira;
- nogueira;
- carvalho;
- palma;
- pinheiro;
- choupo;
- amora;
- olmo;
- bétula;
- cardo;
- ambrósia;
- grama de sal;
- salgueiro.
Flores que não provocam alergia
Felizmente, nem todas as plantas e flores causam alergias. Então, você pode apostar na lista das espécies abaixo para purificar o ar dos ambientes, ficar livre dos sintomas alérgicos e deixar os espaços mais bonitos e alegres:
- tulipas;
- callas;
- orquídeas;
- cravos;
- hortênsias;
- íris;
- lírios da paz;
- samambaia;
- violeta-africana;
- sinos da Irlanda;
- anêmonas;
- cactos;
- begônias;
- narcisos;
- gerânios;
- amor-perfeito;
- rosas;
- petúnias;
- hibisco;
- magnólia;
- cerejeira.
Depois de entender mais sobre alergia a flores e identificar seus sintomas, tratamentos, além de aprender quais espécies são nocivas ou não, você pode escolher as suas plantas de forma mais segura e sem aquele medo de ter que abrir mão do verde nos seus ambientes.
Como conhecimento nunca é demais, sugerimos que você leia mais sobre o pólen das flores. Você sabia que eles também têm benefícios?